Além da mídia social

O que candidatos deveriam saber sobre campanha política na internet

Desde 2002 estive envolvido em campanhas políticas, primeiro com as tradicionais, atuando na mobilização ou em conjunto com as equipes de estratégia. A partir de 2008, passei a integrar times digitais, e minha estreia nesse segmento foi com a campanha de Gilberto Kassab para a prefeitura de São Paulo.

De lá para cá, treinei profissionais, planejei ações e coordenei equipes em todas as esferas (legislativo e executivo), bem como, angariei experiência  com campanhas para todos os cargos eletivos (presidente, governador, senador, deputado, prefeito e vereador).

Nestes anos acompanhei a dificuldade que boa parte dos candidatos tem quando querem usar a internet para angariar votos. A falta de visão sobre as possibilidades e a de profissionais capacitados para o trabalho são os principais problemas.

É preciso entender o ambiente digital, o comportamento do usuário conectado, as ferramentas que podem ser utilizadas, as oportunidades e os perigos que a rede oferece para uma eleição.

A conclusão que cheguei é que o melhor caminho para mudar esse quadro seria a disseminação de conhecimento e não há momento mais oportuno para essa ação.

O resultado de tudo isso é um e-book recheado de dicas, números e conceitos que todo candidato deveria saber sobre eleições e campanha política na internet. As dez primeiras páginas estão logo abaixo.

Ebook Gratuito 100 coisas que todo candidato deveria saber sobre eleições na internet

Você pode fazer o download do material completo se cadastrando no formulário que há neste link

Um e-mail será enviado para você com o link para download. Caso não o receba sugiro que olhe na sua caixa de spam. Qualquer problema entre em contato conosco

 

Marcelo Vitorino

Marcelo Vitorino

Flipboard

Professor na ESPM e consultor de comunicação e marketing digital, Marcelo Vitorino reúne experiência no marketing corporativo, eleitoral, institucional e político

leia mais

Mais artigos do autor:

Controle remoto Leia mais

25 de março de 2015

Marcelo Vitorino

Silvio Santos fazendo propaganda de Netflix, Jornal Nacional com audiência em queda. A internet não tem culpa, a cultura do consumo de conteúdo mudou o jogo

crowdfunding Leia mais

13 de julho de 2015

Marcelo Vitorino

A lei proíbe que uma promoção seja feita exclusivamente em redes sociais. Poucas pessoas sabem as regras que precisam ser seguidas em um concurso cultural.

Artigos Relacionados:

A ideia do aplicativo Sarahah é que as críticas e tenham impacto positivo Leia mais

10 de agosto de 2017

Ana Eliza Oliveira

Febre do momento ou não, o fato é que nada impediu que o Sarahah se tornasse o aplicativo de mensagens mais baixado no Brasil em menos de uma semana.

inbound marketing destaque facebook Leia mais

16 de maio de 2017

Marcelo Vitorino

Vitorino explica quais os cinco grandes pilares para que a comunicação de mandato tenha sucesso: informação, exposição, relacionamento, reputação e pesquisa