Além da mídia social

O que candidatos deveriam saber sobre campanha política na internet

Desde 2002 estive envolvido em campanhas políticas, primeiro com as tradicionais, atuando na mobilização ou em conjunto com as equipes de estratégia. A partir de 2008, passei a integrar times digitais, e minha estreia nesse segmento foi com a campanha de Gilberto Kassab para a prefeitura de São Paulo.

De lá para cá, treinei profissionais, planejei ações e coordenei equipes em todas as esferas (legislativo e executivo), bem como, angariei experiência  com campanhas para todos os cargos eletivos (presidente, governador, senador, deputado, prefeito e vereador).

Nestes anos acompanhei a dificuldade que boa parte dos candidatos tem quando querem usar a internet para angariar votos. A falta de visão sobre as possibilidades e a de profissionais capacitados para o trabalho são os principais problemas.

É preciso entender o ambiente digital, o comportamento do usuário conectado, as ferramentas que podem ser utilizadas, as oportunidades e os perigos que a rede oferece para uma eleição.

A conclusão que cheguei é que o melhor caminho para mudar esse quadro seria a disseminação de conhecimento e não há momento mais oportuno para essa ação.

O resultado de tudo isso é um e-book recheado de dicas, números e conceitos que todo candidato deveria saber sobre eleições e campanha política na internet. As dez primeiras páginas estão logo abaixo.

Ebook Gratuito 100 coisas que todo candidato deveria saber sobre eleições na internet

Você pode fazer o download do material completo se cadastrando no formulário que há neste link

Um e-mail será enviado para você com o link para download. Caso não o receba sugiro que olhe na sua caixa de spam. Qualquer problema entre em contato conosco

 

Marcelo Vitorino

Marcelo Vitorino

Flipboard

Professor na ESPM e consultor de comunicação e marketing digital, Marcelo Vitorino reúne experiência no marketing corporativo, eleitoral, institucional e político

leia mais

Mais artigos do autor:

viral Leia mais

13 de junho de 2013

Marcelo Vitorino

Até que ponto vale a pena investir em um marketing viral na internet para ganhar audiência? Nem sempre sucesso no viral quer dizer eficiência para a marca.

comunicação e marketing digital Leia mais

25 de março de 2015

Marcelo Vitorino

Por que investir em comunicação e no marketing digital pode ser um bom caminho? Mensurabilidade, segmentação, engajamento, disseminação e agilidade

Artigos Relacionados:

inbound marketing destaque facebook Leia mais

16 de maio de 2017

Marcelo Vitorino

Vitorino explica quais os cinco grandes pilares para que a comunicação de mandato tenha sucesso: informação, exposição, relacionamento, reputação e pesquisa

cauda longa Leia mais

15 de maio de 2017

Maíra Moraes

Vindo da estatística, a cauda longa está presente entre os profissionais do mercado digital, mas poucos sabem o que significa e, menos ainda, como utilizar.