Além da mídia social

Baixe agora o e-book “Do digital para as ruas”, de Marcelo Vitorino

Marketing político digital: capa do e-book "Do digital para as ruas"

Baixe agora o ebook “Do digital para as ruas”

Na maioria das vezes em que alguém procura referências sobre o uso do marketing digital em campanhas políticas acaba encontrando apenas conteúdo referente às campanhas de Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos. No Brasil, o uso da internet, das redes sociais e da mobilização virtual ainda é, na maioria dos casos, bastante amador. Porém, a campanha de Marcelo Crivella, para a prefeitura do Rio de Janeiro, mostrou que podemos abandonar algumas práticas e ousar mais na comunicação.

Escrito por Marcelo Vitorino, especialista em marketing político e eleitoral que assumiu a campanha digital no segundo turno do prefeito eleito no Rio de Janeiro Marcello Crivella, o e-book “Do digital para as ruas” está disponível para download gratuito.

Cursos Marketing Político na ESPM

Segundo Vitorino, o objetivo do material é compartilhar com profissionais da área e interessados na comunicação e no marketing político, como a campanha digital de Crivella usou a internet e para dialogar com o eleitor médio, gerenciar crises de imagem e mobilizar os militantes para ações dentro e fora da rede virtual.

“O trabalho desenvolvido no segundo turno foi relatado no e-book “Do digital para as ruas”, descrevendo o universo que acompanhou uma das campanhas mais fervilhantes do Brasil. A internet teve papel preponderante ao servir como ferramenta de comunicação e mobilização. Foi graças a atuação digital que o maior evento da campanha foi realizado, na Cinelândia; as crises de imagem foram debeladas e os militantes foram orientados e acionados”, conta Vitorino.

O uso do marketing digital em campanhas políticas

No e-book, o leitor vai conhecer com detalhes as estratégias e ações usadas no segundo turno da campanha de Crivella, que levaram um candidato de segmento a vencer uma eleição para cargo executivo. O conteúdo é dividido em três partes:

A CAMPANHA

Na primeira parte são abordados o contexto da campanha, a formação da equipe e o engajamento de militantes, as mudanças no conteúdo, o uso da internet além das redes sociais, a gestão de crise e o efeito transmídia, nos capítulos:

  1. A formação da equipe e o engajamento de militantes
  2. A mudança no conteúdo e o efeito multiplicador no alcance e nos acessos
  3. Campanha digital não é só Facebook
  4. A crise de cada dia
  5. O caminho do virtual para o real

OS APRENDIZADOS

A segunda parte reúne aprendizados, comentários sobre a experiência em campo e também as projeções para as próximas campanhas brasileiras.

OS DESTAQUES

Na última parte do e-book, o leitor encontra detalhes de três situações que ocorreram durante a campanha:

  1. A realização de um grande evento de rua
  2. A produção de um videoclipe
  3. A gestão de crise perante um fato midiático às vésperas da eleição

Por que e como baixar o e-book?

Já na introdução do livro, o autor esclarece a importância do material. “Ele tem como objetivo ser uma peça de referência para profissionais de comunicação e marketing político, seja no aspecto tradicional, nas ruas ou nas redes digitais. Essa amplitude se dá pela característica mais forte do trabalho: a transição do virtual para o real”.

O material está disponível gratuitamente para download, no endereço: http://ebook.vitorinoemendonca.com.br.

Marcelo Vitorino

Marcelo Vitorino

Flipboard

Professor na ESPM e consultor de comunicação e marketing digital, Marcelo Vitorino reúne experiência no marketing corporativo, eleitoral, institucional e político

leia mais

Mais artigos do autor:

Campanha política sem dinheiro de doações Leia mais

04 de julho de 2015

Marcelo Vitorino

O efeito dos escândalos na política brasileira envolvendo financiamento de campanha já repercutem em alternativas para 2016.

dilma-bolada Leia mais

30 de julho de 2014

Marcelo Vitorino

Campanhas políticas tentam usar perfis famosos para influenciar eleitores, disfarçando uma estratégia de marketing digital.

Artigos Relacionados:

Leia mais

11 de maio de 2017

Fred Perillo

Com partido fraco e pouca força nas ruas, Maurício Macri foi eleito presidente da Argentina através do marketing político digital. Quais os seus segredos?

inbound marketing destaque facebook Leia mais

01 de maio de 2017

Marcelo Vitorino

O inbound marketing é uma forma muito eficiente de atrair clientes, estabelecer relacionamento e melhorar a reputação digital. Clique e saiba como funciona.