Além da mídia social

Como criar um artigo no site: passo-a-passo

1. Login e senha

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Login e senha

2. Criação de conteúdo

Após ser realizado o login no blog é necessário clicar em ‘’novo’’ na barra de opções na parte superior e selecionar por ‘’artigos’’.

Criando conteúdo

Visão geral da tela de publicação de artigos

Cada campo numerado se refere a orientações que serão passadas.

Guia geral de orientações

3. Criando título do artigo

Os títulos não devem conter mais que 8 palavras ou 70 caracteres, sendo as primeiras 4 palavras devem ser referentes aos principais termos de indexação.

Os termos principais de busca também devem ser priorizados como: como, onde, quando, por quê, qual, o quê.

Título

Exemplo:
Errado: Conheça as 5 celebridades mais amadas e as 5 mais odiadas do mundo
Certo: Quais as 5 celebridades mais amadas do mundo

4. Produzindo o texto

4.1 Corpo do texto

Chamada – Um título que chame a atenção do leitor e dos mecanismos de busca ao mesmo tempo utilize sempre a palavra-chave e o assunto do texto.

Informação – Neste parágrafo é oferecida a informação sem juízo de valor para o leitor, sem nenhuma opinião pessoal ou institucional.

O que tem a ver – É o parágrafo em que você relaciona o tema do texto com o leitor, destacando a relação dele com o assunto abordado.

O que tem a ganhar – É o momento em que é feito o juízo de valor mais claro e a oportunidade é oferecida ao leitor, é por meio dele que acontece o convencimento que se dá através de uma argumentação que prova a ele que o tema do texto realmente pode beneficiá-lo.

Call to Action – Após fornecer a informação e argumentar para o convencimento do leitor, chega a hora de chamá-lo para fazer algo, para praticar a ação proposta, nesse final é imprescindível que seja sucinto e possua uma chamada engajadora, pois será através dela que o propósito será cumprido.

Em hipótese alguma um texto deve contar mais do que 49% de “cópia” de qualquer conteúdo disponibilizado. Copiar e colocar link apontando para o original é uma péssima prática que é punida pelos buscadores.

4.2 Web-semântica

A web semântica é parte importante do processo de indexação por buscadores. Ela tem como finalidade atribuir significado aos conteúdos publicados na internet para que sejam perceptíveis tanto pelo humano quanto pelo computador (e robôs de buscadores), como por exemplo o uso de cabeçalhos para intertítulos.

Títulos

  • Cabeçalho 1 (h1) sempre será o título de seu artigo, portanto não deverá ser usado no seu conteúdo.
  • Selecionar as opções a partir do cabeçalho 2 em diante para intertítulos e subtítulos de acordo com suas hierarquias de conteúdo.
  • Sempre que for utilizar uma citação em seu texto, selecionar a opção bloco de citação.
  • Para criar uma lista selecionar a opção lista com marcadores ou lista numerada.
guia citação e lista

Em preto área para cabeçalhos, vermelho as citações e azul as listas.

É muito importante que as ferramentas sejam utilizadas de maneira correta.

Aumentar fonte e utilizar negrito para títulos, utilizar itálico para citações ou até mesmo numerar itens de uma lista, isso sem utilizar as ferramentas de cabeçalho, citações e listas não serão reconhecidas pelos buscadores.

4.3 Hyperlinks

Para inserir um hyperlink dentro de um texto selecione a palavra ou frase que deseja deixar como hyperlink e clique em ‘’inserir/editar link’’, conforme indicado na imagem abaixo.

Em seguida cole a url do site onde será direcionado o hyperlink e clique na seta azul.

hyperlinks

5. Escrevendo ‘’título SEO’’ ‘’meta-descrição’’ ‘’slug’’

Os campos de título, meta-descrição DEVEM ser preenchidos.

O título e a descrição são os que aparecem nos resultados de buscaque os mecanismos de busca exibem, portanto, é imprescindível autilização das palavras-chave nestes campos e devem ser o mais “vendedores” possíveis.

Título: 8 palavras ou 70 caracteres, foco nas 4 primeiras palavras.

Descrição: Não ultrapassar 255 caracteres.

Slug: Em hipótese alguma, o slug (endereço temporário) deve ser numérico ou não aproveitar as principais palavras chaves ou o termo exato da procura. Evitar usar “e”, “ou”, “a” ou qualquer palavra excluída pelo Google.

Exemplo:
Errado: https://alemdamidiasocial.com.br/1654842

Certo: https://alemdamidiasocial.com.br/10-dicas-aumentar-audienciaproducao-conteudo/

6. Tags

É muito importante a utilização de tags para registrar as palavras-chavesque contém o texto.

As palavras-chave devem ser escritas e separadas por vírgulas conforme exemplo abaixo.

tags

Exemplo:
Errado: café, café gourmet, fotos de café, café internacional, café belga.
Certo: café, belga, fotos, internacional, gourmet.

7. Categorias

Selecionar a categoria referente ao artigo que será publicado.

Categorias

Cuidado na categorização dos textos do blog (posts). Todos devem ser encaixados nas editorias já existentes e todo post precisa fazer parte de uma categoria.

8. Vídeos

Va até a plataforma onde se encontra o vídeo (por exemplo YouTube) e copie o código html para incorporar.

Embeed

Exemplo de captura de código de incorporação no YouTube

Para incorporar um vídeo clique em ‘’inserir’’ e em seguida ‘’media’’.

inserir vídeo

Cole o código na área de incorporar do blog e clique em ‘’ok’’.

Código para embeedar

9. Imagem

9.1 Imagem destacada

  • Todos os campos sobre a imagem devem ser preenchidos: título, legenda, texto alternativo e descrição.
  • Remova o link da imagem quando posicioná-la dentro dos textos.
  • O ideal é que se trabalhe com imagens de dimensões iguais ou maiores que 1200×600 pixels.
  • Lembre-se que a imagem destacada será exibida na home do blog e ao compartilhar o artigo via Facebook.

imagem destacada

Exemplo:
Errado: título – abobora.jpg; legenda – em branco; texto alternativo – em branco; descrição – em branco.
Certo: título – O uso da abóbora na alimentação; legenda – Abóbora e os benefícios para sua alimentação (ou a que se refere a foto); texto alternativo – pode ser igual a legenda (é “lido” por leitores cegos e pelo Google); descrição – foto de plantação de abóboras.

9.2 Imagem no texto

  • Para adicionar imagens ao texto clicar em ‘’adicionar mídia’’ que se encontra na parte superior do painel de construção de conteúdo.
  • Lembre-se de preencher todos os campos da imagem: título, legenda, texto alternativo e descrição.
  • As imagens dentro do texto podem ter no máximo 600 pixels de largura. Acima dessa medida elas podem acabar saindo da margem de texto e sobrepondo as barras laterais do site.
  • Lembre-se de checar sempre o tamanho e o posicionamento da imagem para se certificar de que a mesma esteja em um padrão agradável para a visualização do leitor.

imagem no texto

10. Publicação

Programe a data da sua publicação no painel selecionando a data de postagem ou publique imediatamente.

postagem

Um resumo geral de como criar uma publicação

  • Faça títulos com menos de 7 palavras, dê mais importância para as 4 primeiras.
  • Descreva o post em menos de 150 caracteres na tag description.
  • Assegure-se de usar a tag title.
  • Capriche no primeiro parágrafo (repetindo bem as palavras-chave).
  • Utilize marcações de negrito, cabeçalho, lista e citação.
  • Coloque links relacionados dentro dos textos.
  • Fique atento no preenchimento dos campos de SEO.
  • Faça links externos relevantes sempre abrindo em nova janela.

Utilize as dicas passadas por este guia e faça um checklist e revise seu artigo para certificar se aplicou todas as técnicas que foram explicadas.

Victor Manabe

Victor Manabe

Estudante de Publicidade e Propaganda, técnico em marketing. Entusiasta na área do Marketing Digital.

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