Além da mídia social

Mídia social: canais, usos, formatos, possíveis ações e vantagens

Determine o uso de canais digitais de acordo com objetivo e tipo de ação

No artigo anterior escrevi sobre definir target e identificar os influenciadores mais adequados para cada ação. Hoje quero tratar de outro problema, o desconhecimento sobre os canais que podem ser utilizados na mídia social.

É muito comum que um cliente peça uma ação nas “mídias sociais” e na maioria das vezes ele nem sabe direito o que está pedindo, mas resolveu fazer porque o coleguinha da empresa ao lado fez uma.

Ao invés de sair atirando para todo lado entenda qual a utilidade de cada tipo de canal. Fiz um quadro como guia rápido. Publiquei ele no Slideshare também.

Canal Ideal para Formato publicitário Tipo de ação Vantagens
Blogs em domínio próprio (.com.br ou .com) Promover um produto e propor um ambiente para discussão, incluindo material multimídia Posts, banner Conteúdo patrocinado, publieditorial, promoção cultural, pesquisa/enquete, anúncio em espaços publicitários Conteúdo permanente, boa indexação e construção de link building
Twitter (microblog) Broadcast – disseminar conteúdo rapidamente Posts – de até 140 caracteres (tweets) Publieditorial, sorteios online, pesquisa/enquete Agilidade no envio das mensagens. Cliques rápidos
Facebook (fanpage) Promover interação com potenciais consumidores Posts – de até 420 caracteres. Fotos, vídeos e links Conteúdo patrocinado, publieditorial, pesquisa/enquete Pode agregar valor através do debate
Youtube (webserie ou videolog) Promover ações de ativação e informar target Vídeos de até 20 minutos Conteúdo patrocinado Capta a atenção do usuário que não gosta de ler e prefere vídeo
Podcast (conteúdo em áudio) Promover ações de ativação e informar target Áudios sem limite de duração Conteúdo patrocinado Fala com público segmentado que prefere “ouvir” à assistir ou ler.

Isso não quer dizer que se deva escolher um ou outro tipo de ação, por exemplo, se você quer fortalecer a marca, coletar informações de consumo e estabelecer relação com leitores de determinado perfil poderia:

a)    Montar uma promoção para escolher ganhadores de determinado produto através de um critério cultural (mande uma frase sobre…) e hospedar em um hotsite.

b)   Comprar exposição em espaços publicitários de blogs por conta da segmentação que eles possuem (banners)

c)    Determinar uma ação de publieditorial para outros blogs e twitters

d)   Levantar uma discussão em uma fanpage sobre qual a melhor forma de escolher os premiados ou quais prêmios deveriam compor a promoção

e)    Encomendar videologs ou podcasts de influenciadores falando sobre como participar e colocando-os como “embaixadores” da ação.

O próximo artigo da série trata das diferenças entre investir em mídia social digital e em mídia tradicional.

Até mais!

Marcelo Vitorino

Marcelo Vitorino

Flipboard

Professor na ESPM e consultor de comunicação e marketing digital, Marcelo Vitorino reúne experiência no marketing corporativo, eleitoral, institucional e político.

leia mais

Mais artigos do autor:

marketing digital: como engajar pessoas nas redes sociais Leia mais

25 de março de 2015

Marcelo Vitorino

Engajar pessoas no Facebook ou em outras redes sociais é um dos objetivos do marketing digital. Saiba como construir relacionamento por meio da comunicação

Entrando em contato e propondo ações para produtores de conteúdo Leia mais

24 de janeiro de 2012

Marcelo Vitorino

Propor ações em blogs e para produtores de conteúdo requer entendimento, pesquisa, planejamento e bom senso na abordagem. Entenda melhor para não errar

Artigos Relacionados:

O stories do Instagram e o do Snapchat possuem o mesmo recurso: fotos e vídeos que somem em 24 horas. Leia mais

02 de fevereiro de 2018

Ana Eliza Oliveira

Na prática, o stories foi criado à imagem e semelhança do Snapchat. Então o que está por trás do crescimento extraordinário do Instagram Stories?

Leia mais

10 de janeiro de 2018

Natália Mateus

A segmentação de posts orgânicos no Facebook é uma ótima maneira de melhorar a relevância e o engajamento do seu conteúdo. Aprenda como e porque usá-la.