Determine o uso de canais digitais de acordo com objetivo e tipo de ação
No artigo anterior escrevi sobre definir target e identificar os influenciadores mais adequados para cada ação. Hoje quero tratar de outro problema, o desconhecimento sobre os canais que podem ser utilizados na mídia social.
É muito comum que um cliente peça uma ação nas “mídias sociais” e na maioria das vezes ele nem sabe direito o que está pedindo, mas resolveu fazer porque o coleguinha da empresa ao lado fez uma.
Ao invés de sair atirando para todo lado entenda qual a utilidade de cada tipo de canal. Fiz um quadro como guia rápido. Publiquei ele no Slideshare também.
Canal | Ideal para | Formato publicitário | Tipo de ação | Vantagens |
Blogs em domínio próprio (.com.br ou .com) | Promover um produto e propor um ambiente para discussão, incluindo material multimídia | Posts, banner | Conteúdo patrocinado, publieditorial, promoção cultural, pesquisa/enquete, anúncio em espaços publicitários | Conteúdo permanente, boa indexação e construção de link building |
Twitter (microblog) | Broadcast – disseminar conteúdo rapidamente | Posts – de até 140 caracteres (tweets) | Publieditorial, sorteios online, pesquisa/enquete | Agilidade no envio das mensagens. Cliques rápidos |
Facebook (fanpage) | Promover interação com potenciais consumidores | Posts – de até 420 caracteres. Fotos, vídeos e links | Conteúdo patrocinado, publieditorial, pesquisa/enquete | Pode agregar valor através do debate |
Youtube (webserie ou videolog) | Promover ações de ativação e informar target | Vídeos de até 20 minutos | Conteúdo patrocinado | Capta a atenção do usuário que não gosta de ler e prefere vídeo |
Podcast (conteúdo em áudio) | Promover ações de ativação e informar target | Áudios sem limite de duração | Conteúdo patrocinado | Fala com público segmentado que prefere “ouvir” à assistir ou ler. |
Isso não quer dizer que se deva escolher um ou outro tipo de ação, por exemplo, se você quer fortalecer a marca, coletar informações de consumo e estabelecer relação com leitores de determinado perfil poderia:
a) Montar uma promoção para escolher ganhadores de determinado produto através de um critério cultural (mande uma frase sobre…) e hospedar em um hotsite.
b) Comprar exposição em espaços publicitários de blogs por conta da segmentação que eles possuem (banners)
c) Determinar uma ação de publieditorial para outros blogs e twitters
d) Levantar uma discussão em uma fanpage sobre qual a melhor forma de escolher os premiados ou quais prêmios deveriam compor a promoção
e) Encomendar videologs ou podcasts de influenciadores falando sobre como participar e colocando-os como “embaixadores” da ação.
O próximo artigo da série trata das diferenças entre investir em mídia social digital e em mídia tradicional.
Até mais!