Além da mídia social

Quem quer a primeira página do Google?

O SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização para mecanismos de busca, é definido como um conjunto de técnicas que são aplicadas tanto na tecnologia de sites/portais quanto na produção e publicação dos conteúdos com o objetivo de entregar resultados mais relevantes aos mecanismos de busca como o Google, melhorando o posicionamento de seus canais nos resultados de busca.

Marcelo Vitorino, professor e especialista no tema, realiza no dia 28/10/2017, em Brasília, o curso prático “Em busca da primeira página do Google”, compartilhando as melhores técnicas para alcançar para figurar na primeira página do buscador.

Durante o curso, serão realizados na prática mais de 22 passos para a publicação de um conteúdo com boa indexação.

Abaixo, listamos algumas dicas explicadas por Vitorino:

1) Altere a url dos autores

O slug padrão do WordPress para autores é https://alemdamidiasocial.com.br/author/nomedeusuario, com o plugin Edit Author Slug você pode alterar ele para algo como https://alemdamidiasocial.com.br/author/marcelo-vitorino-consultor. Mudar o slug do autor pode impactar positivamente os mecanismos de busca.

2) Remova os links quebrados

Um dos itens que mais causam penalizações em sites é a existência de links quebrados, e para infelicidade de qualquer produtor de conteúdo, é muito recorrente. Você escreve um texto e link para outro material de referência, mas em dado momento o conteúdo que recebeu o link é removido e o problema fica com você. Use o Broken Link Checker e peça para ele te enviar uma mensagem por e-mail sempre que encontrar algum problema.

3) Fique amigo do Google e do Bing

Considero o Yoast um dos plug-ins mais imprescindíveis para qualquer blog. É ele que facilita, e muito, a indexação do conteúdo publicado perante mecanismos de busca como Google e Bing. Após sua instalação há uma aba embaixo de cada post que ajuda quem está publicando a ver se o texto está de acordo com normas de SEO.

Possui rápida integração com as ferramentas de webmaster do Google, monta sitemaps muito bons e permite personalização das metatags prioritárias.

Caso não use um plugin pago para otimizar os compartilhamentos em redes sociais, vale configurá-lo para essa tarefa, assim poderá usar títulos, descrições e imagens diferentes para Facebook, Twitter, Google Plus e também para indexação nos resultados de busca do Google.
9. Reduza o tamanho das imagens e o tempo de carregamento das páginas

Usar imagens muito grandes pode impactar negativamente a indexação nos mecanismos de busca, pois quanto maior o tempo de carregamento, menos o Google gosta do seu site. Recentemente passei a usar o WP-Smush e senti diferenças significativas, mesmo na versão gratuita. Vale usar a paga.

Maíra Moraes

Maíra Moraes

Flipboard

Doutoranda em Comunicação e Sociedade na Universidade de Brasília (UnB), pesquisa as relações de poder implicadas no processo de produção de notícias e como as realidades são construídas por meio de narrativas e práticas dominantes. É gerente de projetos certificada PMP®, especializando-se na implementação de metodologias híbridas (presencial e a distância) de educação em redes públicas estaduais e municipais.

leia mais

Mais artigos do autor:

curso seo Leia mais

19 de setembro de 2017

Maíra Moraes

Marcelo Vitorino, professor e especialista no tema, realiza no dia 28/10/2017, em Brasília, o curso prático "Em busca da primeira página do Google".

rede social Leia mais

03 de março de 2018

Maíra Moraes

Não, a resposta não tem nada a ver com quantidade de likes ou seguidores. Anúncios em mídia social mostram-se bem mais interessantes do que a tradicional.

Artigos Relacionados:

Moedas Marketing Digital Custo Leia mais

25 de março de 2015

Marcelo Vitorino

Entenda os custos por trás das ofertas de agências de "mídias sociais". Marketing de conteúdo exige planejamento, experiência e investimento.