Além da mídia social

Na busca por resultados em marketing digital, não há espaço para amadorismo

trago pessoa amada

Há quem acredite em tudo que se vende

Vamos falar de coisa boa? Hoje não quero falar de Tekpix e nem de Cogumelo do Sol, quero falar sobre algo muito melhor, algo que vai ao encontro a todas as suas necessidades e que vai resolver a vida da sua empresa… Um site! É isso mesmo que você leu, não é feitiçaria, é tecnologia!

Marketing digital é a mesma coisa que site bom e barato?

Claro que estava sendo irônico, mas acredito que isso que você acabou de ler acontece todos os dias, nos mais variados lugares e com todos os tipos de empresa. Alguém sempre aparece com uma solução simples, barata, rápida e que encaixa com as necessidades de um cliente que mal conhece. Isso tem nome, chama-se amadorismo.

Como contraponto também acontece o contrário, empresários entram em contato com profissionais de marketing digital e pedem o desenvolvimento de um “site”. A explicação mais comum que encontro sobre a necessidade do tal  “site” é: “preciso de um site porque qualquer empresa tem um, o meu concorrente tem um, o primo da vizinha da minha cunhada tem um”.

Quando argumento que o caminho para estabelecer presença online é mais complexo recebo negativas clássicas como a de que não vale a pena “gastar” dinheiro com a internet porque não dá retorno financeiro.

Em um ponto concordamos, realmente não vale a pena “gastar” dinheiro no desenvolvimento na web, é preciso olhar para ela como investimento, não como gasto.

Caso o responsável pela empresa não entenda o que pode tirar da rede, não faça um planejamento e nem trate o melhor canal para comunicação segmentada que conheço com respeito, sugiro não dedicar um único real para a web. Qualquer quantia será desperdício.

Retorno é consequência

Quer ter retorno financeiro com ações na internet? Invista, trate-a como canal de relacionamento com seu público de forma profissional!

O que me pasma é a falta de entendimento de que a web é a apenas um meio para obtenção de resultados, não é finalidade. Boa parte dos  “empresários” vê o investimento com desdém porque não entende essa diferença.

Se você tivesse dinheiro para investir na criação de um negócio, seja ele uma barraca de feira, uma loja de vestuário ou uma indústria, faria o quê? Fatalmente não montaria um ponto de venda ou instalações antes de fazer uma pesquisa de mercado. Provavelmente, iria estudar a concorrência, localização, fornecedores e meios para divulgação dos seus produtos e serviços.

Sabendo disso, dá para notar que não faz o menor sentido alocar recursos em algo sem pesquisa e planejamento, feito porque algum concorrente fez ou porque acha que basta estar presente.

O comportamento do usuário conectado é implacável com o que encontra nela, como é impactado por muitas fontes de informação, acaba por ignorar o que não reflete valor e propósito. Se também não for sugestionado à uma ação, certamente, continuará passivo ao conteúdo.

Simplesmente fazer um site ou abrir perfis em redes sociais, sem estabelecer uma relação com os interesses do usuário, pode fazer com que pessoas que conheçam a marca entrem em contato com ela, mas não produzirá mais nada além de um ou mais cliques.

Pense nisso antes de encomendar um site como quem compra um carro nos classificados. O barato geralmente sai caro e o que é bom raramente custa pouco.

Até mais!

Marcelo Vitorino

Marcelo Vitorino

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Professor na ESPM e consultor de comunicação e marketing digital, Marcelo Vitorino reúne experiência no marketing corporativo, eleitoral, institucional e político

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