Além da mídia social

Seekr ou Scup? Qual ferramenta usar para monitorar a internet

Desde o momento em que mídia social começou a ser encarada como uma forma de se fazer comunicação digital e estabelecer negócios rentáveis, o monitoramento de marca tornou-se necessário.

O monitoramento hoje é feito principalmente para medir a eficiência de um planejamento e identificar a saúde de uma marca na web, mas se usado com inteligência e com objetivos bem definidos pode também ser usado para realizar pesquisas de mercado, identificar oportunidades de negócios e também possíveis ameaças, identificar e formar grupos simpáticos, captar informações (feedback) e monitorar possíveis crises de imagem.

Hoje, qualquer empresa, tanto as multinacionais quanto as regionais, que desejam suprir uma destas necessidades acima citadas realizam este tipo de estudo. Marcas como Mc Donald’s, Nextel, Bradesco, Saraiva, Vivo, C&A, Unimed e Philips, utilizam, inclusive, ferramentas brasileiras como método oficial de monitoramento na internet.

Central de monitoramento da Nestlé – Digital Acceleration Team

Algumas empresas levam este trabalho mais a sério como é o caso da Nestlé, que recentemente abriu as portas da sua central de monitoramento que fica na sede da empresa na Suécia. Motivada a começar este trabalho a partir de uma crise, agora eles tem a missão de engajar os consumidores que fazem parte deste mundo “hostil” que é a mídia social. Além disso, também faz parte da Digital Acceleration Team realizar pesquisas como um novo tipo de “focus group”, descobrindo o que os consumidores querem e também identificar quais são as ocasiões mais propícias para engajar os consumidores. Veja o vídeo que explica melhor o trabalho realizado pela marca.

Ferramentas para monitorar menções na internet

Há muitas maneiras de se fazer monitoramento, em casos onde o volume de menções é baixo é possível fazer o monitoramento manualmente sem gastar com nenhuma ferramenta ou profissional extra.

Em casos que o volume passa das 200 menções diárias já se faz necessário o uso de uma ferramenta e dependendo do caso até de um profissional dedicado para a tarefa.

Temos no mercado diversas ferramentas nacionais e internacionais que conseguem atender as demandas de quem deseja iniciar este trabalho. Separamos duas das ferramentas mais utilizadas no Brasil para fazermos uma pequena comparação.

Seekr Scup
Pacote básico 7.500 ocorrências por mês15 termos de pesquisaR$ 600,00 5.000 ocorrências por mês25 termos de pesquisaR$ 500,00
Relatórios Permite filtros por idade, localização, gênero, data, hora, termos de pesquisa, canal, tags e categorias.Possui relatórios de alcance, viralidade, usuários, sentimento, saudabilidade e tags.Permite salvar relatórios. Permite filtros por busca, tags, gênero do usuário data e hora.Apresenta a frequência e a classificação (positiva, negativa ou neutra) por palavras mais citadas.
Monitora em quantos canais 30 15
Opção de sentimento misto (opção adicional de classificação para itens considerados tanto negativos quanto positivos) Não Sim
Painel de controle para diversos monitoramentos Sim Sim
Suporte para diversos usuários no mesmo monitoramento Sim Sim, com níveis de acesso
Plataforma de SAC 2.0 Sim Sim
Sistema de alertas Sim Não
Possibilidade de distribuir quantidade de menções (do plano contratado) por canal Sim Não
Definição de regras automáticas Sim Sim

 

É claro que estas ferramentas estão em constante otimização e melhoramento, portanto, é possível que amanhã surjam novas funcionalidades e melhorias. É possível acompanhar as novidades de cada uma das ferramentas citadas em seus respectivos blogs: Seekr e Scup.

É importante lembrar que o monitoramento puro de dados não quer dizer nada do ponto de vista estratégico, o que vale é a transformação destes dados em informação através de análises de sentimento e cruzamento de elementos.

Natália Mateus

Natália Mateus

Flipboard

Natália Mateus sócia e fundadora da empresa Presença Online, escreve para o blog Além da Mídia Social focada nos temas de monitoramento e métricas em canais digitais.

leia mais

Mais artigos do autor:

Aprenda como fazer votações ao vivo no Facebook Leia mais

24 de Abril de 2017

Natália Mateus

Aprenda o passo a passo de como fazer votações e enquetes com as reações usando a transmissão ao vivo do Facebook em sua página.

rato coca-cola gestão de crise imagem Leia mais

02 de outubro de 2013

Natália Mateus

Analisamos o fato do rato na garrafa de Coca-Cola para entender se realmente foi uma crise para a marca e se ela conseguiu realizar uma gestão eficaz na internet.

Artigos Relacionados:

Campanha política sem dinheiro de doações Leia mais

04 de julho de 2015

Marcelo Vitorino

O efeito dos escândalos na política brasileira envolvendo financiamento de campanha já repercutem em alternativas para 2016.

Fãs trazem resultados Leia mais

25 de Março de 2015

Marcelo Vitorino

A corrida pelo maior número de fãs e seguidores não se mostra eficaz quando os resultados dos investimentos em mídia social são avaliados