Além da mídia social

5 boas razões para investir na comunicação e no marketing digital

Ao falar com empresários quase sempre noto uma inquietação sobre os investimentos feitos na comunicação e no marketing como um todo e mais ainda, na fatia que se refere a porção digital. Por falta de experiência ou de afinidade, quase nenhum tem confiança de que está investindo corretamente ou confia que equipe tenha conhecimento para obter os resultados desejados.

A dúvida mais comum que me chega nesses encontros é relacionada ao que se pode obter ao destinar uma parte da verba para planejar, executar e mensurar ações no ambiente digital.

Para facilitar a compreensão, apesar de ter muitas razões, resolvi resumir as 5 que considero mais importantes:

Mensurabilidade

Uma grande vantagem que o meio digital tem sobre os demais está na capacidade de mensurar resultados. Nenhum outro meio de comunicação consegue retornar tantas informações e com tamanha precisão e velocidade, servindo também para departamentos de pesquisa e desenvolvimento promoverem testes de sensibilidade para ações offline.

Segmentação

Com inúmeras ferramentas, diferentes redes sociais e canais digitais e a possibilidade de produção e distribuição de conteúdo por nicho, o investimento no marketing digital se mostra mais eficaz e eficiente do que em outros meios.

Engajamento

Os meios de comunicação tradicionais e estabelecidos (televisão, rádio, jornais) têm muita facilidade para operações de broadcast (transmissão de conteúdo em massa), mas não conseguem produzir bons resultados a um custo razoável quando há interesse em engajar espectadores para alguma finalidade. O ambiente digital proporciona espaço para uma abordagem mais ampla e com mais conteúdo, onde podemos usar formas de linguagem que impulsionam o espectador à uma ação.

Disseminação

Ao contrário da comunicação tradicional, que é muito pontual e temporal, a característica de permanência do meio digital facilita disseminação do conteúdo a qualquer momento, podendo ser estimulada diretamente através de campanhas de ativação ou de forma orgânica caso o trabalho tenha sido bem indexado.

Agilidade

Produzir conteúdo e campanha para os meios digitais requer o mesmo trabalho do que para os meios tradicionais, é necessário fazer pesquisa e um bom planejamento, porém a publicação e consequentes alterações costuma ser muito mais ágeis do que em outros meios. Outro ponto interessante está no curto tempo necessário para percepção de resultados e prováveis alterações de rota.

Repare que não citei “baixo custo” em qualquer uma das razões, até porque, não acredito em ações milagrosas onde pouco se investe e muito retorna. Isso está mais associado a práticas ilícitas do que a comunicação corporativa.

É muita ingenuidade achar que bons resultados são sempre produto de campanhas de baixo desembolso, pode ser até que aconteça vez ou outra, mas geralmente é necessário investir bem, de forma planejada e com métricas e objetivos bem definidos para chegar onde queremos.

Até mais!

Marcelo Vitorino

Marcelo Vitorino

Flipboard

Professor na ESPM e consultor de comunicação e marketing digital, Marcelo Vitorino reúne experiência no marketing corporativo, eleitoral, institucional e político

leia mais

Mais artigos do autor:

Twitter, Facebook, Google + e LinkedIn: cada rede social no seu quadrado Leia mais

21 de maio de 2012

Marcelo Vitorino

Com o tempo cada vez mais escasso e um número maior de conexões interpessoais e rede social, escolhas devem ser feitas de acordo com o uso das ferramentas

comunicacao política Leia mais

09 de maio de 2017

Marcelo Vitorino

A internet levou é ambiente fértil para disseminação de conteúdo, tanto propositivos quanto depreciativos. Como os políticos podem planejar suas ações?

Artigos Relacionados:

comunicacao política Leia mais

09 de maio de 2017

Marcelo Vitorino

A internet levou é ambiente fértil para disseminação de conteúdo, tanto propositivos quanto depreciativos. Como os políticos podem planejar suas ações?

os melhores plugins para wordpress Leia mais

29 de abril de 2017

Marcelo Vitorino

Separei todos os plugins que uso em meus sites em Wordpress e que melhoram a usabilidade, a produtividade, a relação com o Google e com as redes sociais.