Além da mídia social

5 regras para lançar uma Promoção Cultural

Cada vez mais, promoção e concurso cultural tem sido uma estratégia, principalmente no comércio, para dar visibilidade a uma marca e também para coletar informações de clientes e consumidores em potencial para futuras campanhas de vendas.

Vai fazer uma promoção ou concurso cultural?

Alguns cuidados devem ser levados em consideração:

  1. A Lei proíbe que a promoção seja feita exclusivamente em redes sociais. Ela precisa ser feita em um site com domínio próprio. Exemplo: www.seusite.com.br/promocaocultural
    A promoção pode ser divulgada em redes sociais, e-mail marketing e qualquer outro meio eletrônico.
  2. É proibido obrigar um participante a curtir uma fanpage para participar de uma promoção cultural, bem como, obrigá-lo a comprar um produto, receber material publicitário ou fornecer dados para o realizador.
  3. Qualquer ação que envolva sorte é vetada. A escolha dos ganhadores deve ser exclusivamente baseada no talento.
  4. É proibido distribuir produtos ou serviços da empresa que realiza a promoção, permitindo somente distribuição de produtos de terceiros.
  5. Mas, não se desespere! Se sua promoção não se enquadra há como pedir autorização e ela se tornará uma “promoção comercial”. Para isso há um site da Caixa que detalha os passos.

 

Leia também

SPAM funciona? Cuidado com o mito da publicidade barata!

 

Marcelo Vitorino

Marcelo Vitorino

Flipboard

Professor na ESPM e consultor de comunicação e marketing digital, Marcelo Vitorino reúne experiência no marketing corporativo, eleitoral, institucional e político.

leia mais

Mais artigos do autor:

Não mate os formadores de opinião. RP digital não é publicidade de graça Leia mais

16 de janeiro de 2012

Marcelo Vitorino

Agências de publicade e RP precisam entender as diferenças entre mídia tradicional e mídia social antes que os produtores de conteúdo morram

webinar marcelo vitorino Leia mais

01 de janeiro de 2018

Marcelo Vitorino

Landing page? Para que isso mesmo? Em todos os meus cursos, de marketing digital ou marketing político, quando faço referência à landing page o clima muda.

Artigos Relacionados:

e-mail marketing, spam, publicidade Leia mais

22 de julho de 2013

Marcelo Vitorino

A diferença entre SPAM e e-mail marketing não diz respeito apenas a permissão para enviar mensagens. Origem e a situação da lista influenciam os resultados