Além da mídia social

5 regras para lançar uma Promoção Cultural

Cada vez mais, promoção e concurso cultural tem sido uma estratégia, principalmente no comércio, para dar visibilidade a uma marca e também para coletar informações de clientes e consumidores em potencial para futuras campanhas de vendas.

Vai fazer uma promoção ou concurso cultural?

Alguns cuidados devem ser levados em consideração:

  1. A Lei proíbe que a promoção seja feita exclusivamente em redes sociais. Ela precisa ser feita em um site com domínio próprio. Exemplo: www.seusite.com.br/promocaocultural
    A promoção pode ser divulgada em redes sociais, e-mail marketing e qualquer outro meio eletrônico.
  2. É proibido obrigar um participante a curtir uma fanpage para participar de uma promoção cultural, bem como, obrigá-lo a comprar um produto, receber material publicitário ou fornecer dados para o realizador.
  3. Qualquer ação que envolva sorte é vetada. A escolha dos ganhadores deve ser exclusivamente baseada no talento.
  4. É proibido distribuir produtos ou serviços da empresa que realiza a promoção, permitindo somente distribuição de produtos de terceiros.
  5. Mas, não se desespere! Se sua promoção não se enquadra há como pedir autorização e ela se tornará uma “promoção comercial”. Para isso há um site da Caixa que detalha os passos.

 

Leia também

SPAM funciona? Cuidado com o mito da publicidade barata!

 

Marcelo Vitorino

Marcelo Vitorino

Flipboard

Professor na ESPM e consultor de comunicação e marketing digital, Marcelo Vitorino reúne experiência no marketing corporativo, eleitoral, institucional e político

leia mais

Mais artigos do autor:

Fãs Facebook Likes Leia mais

03 de setembro de 2014

Marcelo Vitorino

Campanhas Políticas não conseguem extrair o potencial que as redes sociais. No legislativo falta investimento, no executivo, entendimento e visão.

Moedas Marketing Digital Custo Leia mais

25 de março de 2015

Marcelo Vitorino

Entenda os custos por trás das ofertas de agências de "mídias sociais". Marketing de conteúdo exige planejamento, experiência e investimento.

Artigos Relacionados:

e-mail marketing, spam, publicidade Leia mais

22 de julho de 2013

Marcelo Vitorino

A diferença entre SPAM e e-mail marketing não diz respeito apenas a permissão para enviar mensagens. Origem e a situação da lista influenciam os resultados