Além da mídia social

Aprenda como fazer votações ao vivo no Facebook

Perto do fim das eleições americanas em 2016 começamos a observar uma nova moda no Facebook: promover votações ao vivo por meio das transmissões no Facebook, utilizando as reações como respostas. Após as eleições começaram a surgir votações dos mais variados temas e formatos, esse recurso vem sendo usado principalmente pelo fato de que transmissões ao vivo geram altos níveis de alcance orgânico e engajamento dos fãs com a página. Resumindo, é uma maneira gratuita e relativamente fácil de fazer sua página alcançar mais pessoas.

Como fazer votações nas transmissões ao vivo do Facebook

Se você ainda não testou, preparamos um guia detalhado sobre como realizar uma pesquisa/enquete com as transmissões ao vivo do Facebook. O processo todo é simples, porém demanda atenção e paciência.

Passo 1: Setup da transmissão ao vivo no Facebook

Para configurar uma transmissão ao vivo, escolha a página que deseja fazer a transmissão e que você tenha permissão para editar/publicar. Então siga os passos abaixo.

  1. Vá até a área de Ferramentas de Publicações
    Ferramenta facebook
  2. No menu do lado esquerdo selecione Biblioteca de Vídeos e então clique no botão  + Ao Vivo
    Biblioteca vídeo facebook
  3. Copie a chave de stream (você vai precisar dela mais tarde) e clique em AvançarChave de stream facebook
  4.  Preencha os campos de título do vídeo, tags e texto do post como desejar. Depois clique no ícone da engrenagem para abrir a opção “Incorporar”
    publicar no facebook
  5. Copie o número de ID do post, somente o número (você vai precisar dele na próxima etapa)video no facebook

Passo 2: Criando o modelo da enquete

O visual da enquete que você vê durante a transmissão ao vivo é na verdade um HTML. Se você não tem muitos conhecimentos de programação frontend, pode usar sites que montam um modelo visual para enquetes de transmissão ao vivo e exportam o HTML pronto, ou geram uma URL com o HTML já hospedado. Existem diversos sites com esse propósito, como por exemplo o Live Reactions Poll, que é de graça e bem fácil de usar.

  1. Abra o site: https://livereactionspoll.com/create
  2. No campo Access Token, selecione a opção “Get Access Token”
  3. Faça login com suas credenciais do Facebook
  4. Do lado direito, clique em “Obter to…” e então em “obter token de acesso da página”
  5. Dê as permissões necessárias para continuar
    facebook
  6. Clique novamente em “Obter to…”, selecione a página que deseja realizar a transmissão ao vivo e copie o código alfanumérico que irá aparecer no campo “Token de Acesso”
    API facebook
  7. Preencha as primeiras informações, o número do token de acesso que você acabou de copiar, o ID do post que você gerou na etapa anterior e a resolução que deseja utilizar na transmissão
    live facebook
  8. Logo abaixo você poderá escolher as opções do contador de votos. Se você escolher, por exemplo a opção “Counters with Images” (contador com imagens), então para cada reação você deve subir uma imagem que representa o voto. No exemplo abaixo subimos imagens com os dizeres “SIM”e “NÃO” para representar os votos usando o “like” e a reação “angry”.
    enquete facebook
  9. Na última parte das configurações você pode subir uma imagem de fundo personalizada ou até mesmo incluir algumas opções avançadas
  10. Quando terminar, clique em PREVIEW e ajuste na tela o seu modelo de enquete
    enquete facebook
  11. Clique em “Go Live” e copie a URL da página que será direcionadoenquete facebook

Você pode também fazer o download do HTML e modificá-lo como quiser.

Passo 3: Utilizando o transmissor

Para transmitir o HTML que criamos utilizaremos um software gratuito chamado OBS, ou Open Broadcaster Software. Ele é gratuito e pode ser baixado aqui. O OBS oferece inúmeras possibilidades para transmissões ao vivo, funcionando como uma mesa de controle da transmissão. Hoje vamos entender como transmitir um HTML, que pode ser um arquivo local da sua máquina ou então um HTML hospedado em um endereço da web.

  1. Após instalar o OBS, configuraremos para a transmissão da nossa enquete
  2. Abra o OBS e vá em Configurações > Stream
  3. No campo “Serviço” escolha Facebook Live
  4. No campo “Stream Key” cole a chave de stream que copiou do Facebook na primeira etapa e aperte ok
    enquete facebook
  5. Agora vamos precisar adicionar o HTML para transmissão. No painel do OBS clique em “+” na área “Fontes”
  6. Selecione “BrowserSource”
  7. Crie um novo com o nome que desejar e clique em ok
  8. Cole o endereço (URL) gerado pela ferramenta na etapa anterior ou se o HTML estiver na sua máquina, selecione a opção “Local file” e procure pelo arquivo
  9. Ajustes as medidas de largura e altura e dê ok
    enquete facebook
  10. Você deve ver agora o seu modelo de pesquisa na tela. Você pode redimensionar como preferir
  11. Inicie a transmissão no botão “Iniciar Transmissão”
  12. Volte ao Facebook, você deverá ver a prévia da sua transmissão. Se estiver tudo ok, clique no botão “Transmitir ao vivo”

 

votacao no facebook

 

Pronto, agora sua transmissão ao vivo já está publicada e funcionando. Deixe o OBS operando enquanto quiser que a votação fique no ar.

É importante saber

No final de 2016 o Facebook atualizou as diretrizes da marca e passou a incluir um item proibindo especificamente o uso de transmissões ao vivo para realizar votações. Até o momento não ficou claro se a plataforma está punindo páginas pelo uso do recurso mas é importante saber que ao infringir qualquer diretriz da marca corre-se o risco de ser penalizado.

Também vale destacar que o Facebook anunciou que vai reduzir o alcance orgânico das transmissões que utilizam apenas imagens gráficas.

Boa sorte!

Natália Mateus

Natália Mateus

Flipboard

Natália Mateus sócia e fundadora da empresa Presença Online, escreve para o blog Além da Mídia Social focada nos temas de monitoramento e métricas em canais digitais.

leia mais

Mais artigos do autor:

rato coca-cola gestão de crise imagem Leia mais

02 de outubro de 2013

Natália Mateus

Analisamos o fato do rato na garrafa de Coca-Cola para entender se realmente foi uma crise para a marca e se ela conseguiu realizar uma gestão eficaz na internet.

marketing-digital Leia mais

04 de agosto de 2014

Natália Mateus

O especialista em comunicação política Marcelo Puppi fala sobre o papel da internet na campanha: impactos, futuro e efeitos nas eleições.

Artigos Relacionados:

cauda longa Leia mais

15 de maio de 2017

Maíra Moraes

Vindo da estatística, a cauda longa está presente entre os profissionais do mercado digital, mas poucos sabem o que significa e, menos ainda, como utilizar.

Leia mais

11 de maio de 2017

Fred Perillo

Com partido fraco e pouca força nas ruas, Maurício Macri foi eleito presidente da Argentina através do marketing político digital. Quais os seus segredos?