Além da mídia social

WhatsApp para empresas. Vale a pena?

Listamos aqui dicas rápidas para entender o WhatsApp e de que forma pode ser melhor utilizado para seus negócios.

O que é:

Mensageiro instantâneo

Para qual tipo de objetivo o WhatsApp é mais usado:

O WhatsApp começou como uma alternativa ao uso de SMS, mensagens enviadas de texto por meio de celulares, já que evitavam o custo de envio, utilizando a conexão de internet, e agora tornou-se o principal canal de comunicação para troca de mensagens.

Características específicas:

O WhatsApp permite, além da comunicação entre duas pessoas, a formação de grupos e listas de transmissão, para envio de vídeos, textos, áudios e imagens. A ferramenta não pode ser considerada uma rede social devido a sua finalidade específica. Da mesma forma que o Facebook, é possível desenvolver um mecanismo de automação. Recentemente lançou a versão empresarial com boas soluções de controle e estatísticas.

Como usar o WhatsApp para seu negócio:

Qualquer negócio pode usar o WhatsApp como canal de comunicação com consumidores, basta deixar o contato explícito. Recomendo que prestadores de serviço estipulem regras claras para uso do canal, enviando uma mensagem de como é o atendimento assim que um consumidor o aciona.

O uso de robôs para WhatsApp pode ser muito positivo e agilizar o atendimento. Por exemplo, uma casa noturna poderia informar automaticamente a sua programação do mês, cardápio, horário de funcionamento e até mesmo direcionar o consumidor para um canal de vendas. O funcionamento é muito parecido com o sistema de telemarketing eletrônico.

Não cometa esses erros:

  • Não compre listas de cadastros e nunca envie mensagens sem a permissão dos receptores. O WhatsApp para empresas sequer permite o envio para contatos que não iniciaram uma conversa primeiro.
  • Evite enviar vídeos com mais de 3 megabytes. Basta lembrar que a maioria dos usuários de telefonia celular são clientes de planos pré-pagos. Em caso de vídeos maiores, cabe fazer a publicação em Youtube e apenas compartilha o link no WhatsApp.

Administrador Além da mídia

Administrador Além da Mídia Social

leia mais

Mais artigos do autor:

Como criar link para WhatsApp Leia mais

31 de julho de 2018

Listamos dicas rápidas para entender e usar da melhor forma o WhatsApp para sua empresa.

Artigos Relacionados:

Blog Além da Mídia Social Leia mais

26 de julho de 2018

Maíra Moraes

Para atender essa demanda, a Presença Online, escola de marketing político digital, lançou o Combo Redes Sociais para Campanha Eleitoral, um programa composto de 4 cursos sobre o tema.

youtube markerting Leia mais

22 de maio de 2018

Marcelo Vitorino

Para marcas, empresas e influenciadores, o YouTube é uma oportunidade de exibição e também de comunicar algo mais completo do que um comercial de 30 segundos. Vamos conhecer um pouco mais?