Além da mídia social

Como ter sucesso no crowdfunding

Colocar uma boa ideia para funcionar e conseguir impactar pessoas é a realização do sonho de qualquer empreendedor, o crowdfunding — financiamento coletivo — é uma das maneiras para chegar ao resultado buscado e que vem sendo muito utilizada por todo tipo de negócio.

Há quem procure esse modelo de financiamento para tirar do papel peças de teatro, documentários, livros ou outra proposta ligada à cultura, o uso mais comum no Brasil, porém não há regras ou limites.

crowdfundingNos Estados Unidos é comum ver grupos pedindo recursos para jogos, invenções para facilitar o cotidiano e, também, campanhas políticas.

Na política o caso mais conhecido é o de Barack Obama, candidato democrata que deitou e rolou com seu sistema de captação para suas campanhas à presidência. Em 2012, mais de U$ 600 milhões foram arrecadados utilizando uma estratégia baseada em pequenos doadores.

Assim como nos projetos tradicionais, Obama “premiava” seus doadores com mimos, como a chance de participar de um jantar na casa de George Clooney, um dos que mais atraíram doadores.

É fato que as campanhas brasileiras estão muito distantes das estadunidenses, mas há algumas iniciativas de destaque como a de Bel Pesce, que arrecadou quase R$ 1 milhão para financiar um tour de palestras. O projeto Fixando Raízes WinBelemDon obteve R$ 400 mil para financiar a compra do terreno onde está sua sede. Um jogo chamado Caçadores da Galáxia, com cerca de R$ 200 mil foram arrecadados.

Não importa a finalidade — política, produto ou projeto — alguns fatores permeiam o sucesso ou o fracasso no engajamento de uma ação de financiamento coletivo:

  • Uma ideia com potencial de engajamento
  • O desenho do projeto
  • Um sistema de bonificação ou recompensas para pequenos doadores
  • O planejamento das ações de arrecadação
  • A escolha correta da plataforma e do modelo de arrecadação
  • A presença em mídia social
  • Uma comunicação segmentada

Leia também:

Como ter sucesso no crowdfunding – Parte 2

Marcelo Vitorino

Marcelo Vitorino

Flipboard

Professor na ESPM e consultor de comunicação e marketing digital, Marcelo Vitorino reúne experiência no marketing corporativo, eleitoral, institucional e político

leia mais

Mais artigos do autor:

crowdfunding Leia mais

23 de setembro de 2015

Marcelo Vitorino

Colocar uma boa ideia para funcionar é a realização de todo empreendedor, o crowdfunding é uma das maneiras para se alcançar isso. Mas como ter realizar?

Leia mais

26 de junho de 2012

Marcelo Vitorino

Diante da falta de entendimento do meio digital pelos políticos, com estratégias desconexas e contratações equivocadas, podemos esperar pelo pior

Artigos Relacionados:

A ideia do aplicativo Sarahah é que as críticas e tenham impacto positivo Leia mais

10 de agosto de 2017

Ana Eliza Oliveira

Febre do momento ou não, o fato é que nada impediu que o Sarahah se tornasse o aplicativo de mensagens mais baixado no Brasil em menos de uma semana.

comunicacao política Leia mais

09 de Maio de 2017

Marcelo Vitorino

A internet levou é ambiente fértil para disseminação de conteúdo, tanto propositivos quanto depreciativos. Como os políticos podem planejar suas ações?