Além da mídia social

Como ter sucesso no crowdfunding

Colocar uma boa ideia para funcionar e conseguir impactar pessoas é a realização do sonho de qualquer empreendedor, o crowdfunding — financiamento coletivo — é uma das maneiras para chegar ao resultado buscado e que vem sendo muito utilizada por todo tipo de negócio.

Há quem procure esse modelo de financiamento para tirar do papel peças de teatro, documentários, livros ou outra proposta ligada à cultura, o uso mais comum no Brasil, porém não há regras ou limites.

crowdfundingNos Estados Unidos é comum ver grupos pedindo recursos para jogos, invenções para facilitar o cotidiano e, também, campanhas políticas.

Na política o caso mais conhecido é o de Barack Obama, candidato democrata que deitou e rolou com seu sistema de captação para suas campanhas à presidência. Em 2012, mais de U$ 600 milhões foram arrecadados utilizando uma estratégia baseada em pequenos doadores.

Assim como nos projetos tradicionais, Obama “premiava” seus doadores com mimos, como a chance de participar de um jantar na casa de George Clooney, um dos que mais atraíram doadores.

É fato que as campanhas brasileiras estão muito distantes das estadunidenses, mas há algumas iniciativas de destaque como a de Bel Pesce, que arrecadou quase R$ 1 milhão para financiar um tour de palestras. O projeto Fixando Raízes WinBelemDon obteve R$ 400 mil para financiar a compra do terreno onde está sua sede. Um jogo chamado Caçadores da Galáxia, com cerca de R$ 200 mil foram arrecadados.

Não importa a finalidade — política, produto ou projeto — alguns fatores permeiam o sucesso ou o fracasso no engajamento de uma ação de financiamento coletivo:

  • Uma ideia com potencial de engajamento
  • O desenho do projeto
  • Um sistema de bonificação ou recompensas para pequenos doadores
  • O planejamento das ações de arrecadação
  • A escolha correta da plataforma e do modelo de arrecadação
  • A presença em mídia social
  • Uma comunicação segmentada

Leia também:

Como ter sucesso no crowdfunding – Parte 2

Marcelo Vitorino

Marcelo Vitorino

Flipboard

Professor na ESPM e consultor de comunicação e marketing digital, Marcelo Vitorino reúne experiência no marketing corporativo, eleitoral, institucional e político

leia mais

Mais artigos do autor:

Leia mais

19 de junho de 2015

Marcelo Vitorino

No marketing digital, todos querem que sites apareçam na primeira página do Google para atrair consumidores e vender mais, mas poucos entendem como fazer.

O fim da mídia social Leia mais

19 de agosto de 2015

Marcelo Vitorino

Para quem centraliza ações de marketing digital no Facebook, a mídia social chegou ao fim. O alcance orgânico despencou e será preciso ter outras soluções

Artigos Relacionados:

comunicacao política Leia mais

09 de maio de 2017

Marcelo Vitorino

A internet levou é ambiente fértil para disseminação de conteúdo, tanto propositivos quanto depreciativos. Como os políticos podem planejar suas ações?

os melhores plugins para wordpress Leia mais

29 de abril de 2017

Marcelo Vitorino

Separei todos os plugins que uso em meus sites em Wordpress e que melhoram a usabilidade, a produtividade, a relação com o Google e com as redes sociais.