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Por que você deveria saber mais sobre inbound e marketing de conteúdo

O sonho de qualquer vendedor é estar na hora certa, no lugar certo e com o produto que o cliente deseja comprar. Esse cenário pode ser construído na internet e o caminho é o uso de inbound marketing, uma metodologia que pode aproximar vendedores e compradores, influenciadores e públicos de interesse, governos e cidadãos ou ainda, estruturar relacionamentos com diversos públicos de interesse por meio do consumo de conteúdo.

Mas mesmo com tantas possibilidades de uso e resultados, há poucos profissionais qualificados e muita gente acaba fazendo errado por desconhecimento das melhores práticas.

Entenda como funciona o inbound marketing

Explico melhor. Vamos supor que você, assim como eu, goste muito de comida japonesa e resolva procurar um lugar novo para jantar. Abre o Google, digita algo como “restaurante japonês são paulo”. Vários resultados são apresentados, mas um lhe chama mais a atenção “Os 5 melhores restaurantes japoneses de São Paulo”.

echo adrotate_ad(6, true); Você clica no link e acessa a página. Percebe que realmente as indicações são boas, com ótimas imagens e texto muito bem redigido. Terminando a leitura, vê que há um espaço para colocar seu e-mail e receber um guia dos restaurantes da região. Como é de seu interesse, você preenche o formulário e faz o download do material, que também é muito bem produzido.

Esse site, que você nunca tinha visto antes, passa a se tornar uma referência em gastronomia local, correto? Com isso o proprietário da página conseguiu estabelecer uma relação de credibilidade entre você e o conteúdo publicado.

Na semana seguinte, você recebe um e-mail com uma pesquisa e preenche quais os tipos de comida que mais lhe agradam para que o site possa ser mais útil e assertivo nas recomendações enviadas especialmente para você.

Algum tempo depois, recebe uma chamada para voltar no site e ler um artigo falando sobre a importância da higiene na preparação dos alimentos com depoimentos de chefs de cozinha.

Mais algum tempo, chega em seu e-mail um texto bem interessante sobre os mitos existentes na harmonização entre vinhos e pratos.

A cada e-mail que abre, a cada clique que dá em um link, o dono do site marca uma pontuação em um banco de dados e isto serve para mostrar a ele se você está pronto para receber a oferta do que ele quer vender.

Eis que chega um e-mail, mostrando como é o funcionamento da cozinha de um restaurante japonês, próximo à sua casa. O chef do restaurante mostra os processos de preparo e limpeza em um vídeo de 5 minutos e, ao fim do vídeo lhe faz um convite, quer que você vá ao restaurante e coloca que a sobremesa dessa primeira visita é por conta dele. Você clica em um link para imprimir um voucher.

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Por algum motivo de agenda, acaba não indo ao restaurante e, para sua surpresa, na semana seguinte, alguém liga para o telefone que você informou no voucher oferecendo reservar uma mesa para você.

Pronto! Você pode não ter percebido, mas aquele primeiro site que você visitou e colocou seu e-mail, é uma ação de inbound marketing do dono desse restaurante.

Você chegou nele pelo Google, caiu em um site de conteúdo que lhe interessava, cadastrou-se, passou a receber conteúdo relevante e, depois de algum tempo, após entender que você estava pronto para o produto, alguém entrou em contato e lhe ofertou um brinde e uma comodidade.

Entendeu como o inbound funciona?

Note que 90% dos passos foram fruto de automação e seu telefone só chegou às mãos do profissional de vendas após o processo de triagem, poupando tempo e recursos.

Digital para o real: como o inbound e o marketing de conteúdo podem ser usados?

Usei o restaurante como exemplo para simplificar, mas as técnicas de inbound e do marketing de conteúdo podem ser usadas em muitos cenários. Alguns exemplos:

  • Captar recursos para instituições
  • Atrair público para eventos
  • Ampliar a reputação de marcas e produtos
  • Promover relacionamento entre figuras públicas (políticos, artistas, profissionais da comunicação, entre outros) e seus públicos de interesse
  • Encontrar clientes potenciais para prestadores de serviço
  • Qualificar bases de dados
  • Estreitar o relacionamento entre governos ou instituições e os cidadãos

O processo como um todo deve ser bem planejado, isso significa que é necessário investir tempo para se chegar aos resultados esperados. Com planejamento e execução adequados, o inbound é uma das melhores estratégias em marketing digital que há, levando-se em consideração os valores investidos e o retorno proporcionado.

Se estiver interessado no tema, conheça as ofertas de .

Até mais!

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Marcelo Vitorino

Marcelo Vitorino

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Professor na ESPM e consultor de comunicação e marketing digital, Marcelo Vitorino reúne experiência no marketing corporativo, eleitoral, institucional e político.

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