Além da mídia social

Como e por que segmentar posts orgânicos no Facebook

Se você tem uma página no Facebook saiba que junto com ela existe uma ferramenta importantíssima para melhorar a relevância e o engajamento do seu conteúdo: a segmentação ou direcionamento de posts orgânicos.

Uma das grandes vantagens do uso da internet como ferramenta de marketing é a possibilidade de segmentar/direcionar a comunicação, entregando conteúdos relevantes para cada um dos usuários que acompanham seus canais, e com o Facebook não é diferente. Deixamos de lado a comunicação unilateral de um para muitos (como era feita no rádio, TV e impressos), para ter uma comunicação de um para um, conhecendo melhor os públicos com os quais lidamos, quais são suas preferências, onde estão e até como gostam de serem chamados.

Por que segmentar ou direcionar as publicações no Facebook

Há duas razões para usarmos a ferramenta de restrição de segmentação ou direcionamento de posts. A primeira é uma razão mais prática, quando você quer publicar algo que não interessa a todos os seus fãs mas sim apenas a uma parcela deles, neste caso a opção de restrição de público é muito útil. Esta opção serve, por exemplo, para empresas que atuam em diversas praças, podendo portanto divulgar uma promoção ou ação em determinadas localidades sem interferir em seus outros mercados.

Abaixo vemos um caso em que poderia ter sido utilizada a restrição de público. Quando o aplicativo Cabify anunciou em seu Facebook o lançamento de um novo tipo de serviço e que a princípio só estaria disponível para a cidade de São Paulo, poderia ter restringindo o acesso a este post apenas para moradores da cidade, mas optou por fazer um post público o que acabou gerando dúvidas e questionamentos de usuários de outras regiões do país.

como segmentar posts organicos facebook

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Já a segunda razão está diretamente relacionada ao EdgeRank, como é chamado o algoritmo do Facebook responsável por determinar quais publicações e em que ordem elas devem aparecer no feed de notícias de cada um dos usuários. Basicamente o EdgeRank faz aparecer em sua linha do tempo aquilo que ele acha que é relevante para você baseado em seus hábitos de consumo de conteúdo dentro da rede.

Quando uma página publica conteúdos que não são relevantes para seu público em geral ou que apenas parte dos fãs engajam com ele o EdgeRank começa a penalizar o alcance orgânico das publicações desta página. Isso quer dizer que temos que nos manter em um alto nível de relevância de conteúdo para termos melhores resultados na rede. Então quando você vai publicar um conteúdo temático, que é mais interessante para um segmento do que para o todo, a melhor opção é direcionar esse post para este segmento pois a chance do público engajar é muito maior, potencializando assim o alcance orgânico da publicação dentro do seu público de interesse.

Como segmentar ou direcionar as publicações orgânicas no Facebook

Habilite a opção na sua página

O primeiro passo é permitir que a sua página do Facebook faça direcionamentos e segmentações e posts. Para isso siga as instruções:

  1. Com um perfil de administrador, vá até as configurações de sua página
  2. Na aba geral selecione o campo “Público do feed de notícias e visibilidade das publicações”
  3. Marque o campo que permite a seleção de público
  4. Salve as alterações

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Selecione o botão em forma de alvo na hora de publicar

Você deve observar que um botão com ícone de “alvo” apareceu em sua caixa de publicações da página.

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A partir de agora toda publicação que for fazer em sua página poderá ser segmentada, basta redigir seu texto, fazer o upload de arquivo (imagem, foto, vídeo) se desejar e então clicar no botão para escolher quais segmentos gostaria que aquela publicação atingisse.

Direcionamento do feed de notícias ou restrição de público, qual a diferença?

Quando você opta pelo direcionamento de um post significa que você está optando exibir seu post para um público preferencial que tem características afins mas que não impede que pessoas fora desse público visualizem o conteúdo, como por exemplo, amigos de usuários que engajarem no post ou até mesmo quem acessar sua página diretamente.

Para direcionar um público você pode optar pelos seguintes itens de segmentação:

  • Interesses
  • Faixa etária
  • Gênero
  • Localização
  • Idiomas
  • Status de relacionamento
  • Nível educacional

E ao configurar esta segmentação a ferramenta exibe o tamanho do público potencial que irá atingir baseado nos seus fãs.

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Já a restrição de público cumpre exatamente o que o nome se propõe, ao selecionar esta opção você limita o público que poderá vê-la, ou seja, mesmo que outros usuários interajam com o conteúdo, compartilhem ou acessem sua página só poderão visualizar o post aqueles que tiverem correspondência exata dos critérios que adotou durante a segmentação de restrição. Para restringir uma publicação você pode optar pelos seguintes itens de segmentação:

  • Faixa etária
  • Gênero
  • Localização
  • Idiomas

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Mas atenção! Depois de publicados não é possível mais alterar a segmentação de direcionamento ou restrição, revise tudo antes de apertar o botão! Se precisar alterar algo deverá excluir o seu post e fazer todo o processo novamente.

Natália Mateus

Natália Mateus

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Natália Mateus sócia e fundadora da empresa Presença Online, escreve para o blog Além da Mídia Social focada nos temas de monitoramento e métricas em canais digitais.

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A segmentação de posts orgânicos no Facebook é uma ótima maneira de melhorar a relevância e o engajamento do seu conteúdo. Aprenda como e porque usá-la.

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