Cada vez mais, promoção e concurso cultural tem sido uma estratégia, principalmente no comércio, para dar visibilidade a uma marca e também para coletar informações de clientes e consumidores em potencial para futuras campanhas de vendas.
Vai fazer uma promoção ou concurso cultural?
Alguns cuidados devem ser levados em consideração:
- A Lei proíbe que a promoção seja feita exclusivamente em redes sociais. Ela precisa ser feita em um site com domínio próprio. Exemplo: www.seusite.com.br/promocaocultural
A promoção pode ser divulgada em redes sociais, e-mail marketing e qualquer outro meio eletrônico. - É proibido obrigar um participante a curtir uma fanpage para participar de uma promoção cultural, bem como, obrigá-lo a comprar um produto, receber material publicitário ou fornecer dados para o realizador.
- Qualquer ação que envolva sorte é vetada. A escolha dos ganhadores deve ser exclusivamente baseada no talento.
- É proibido distribuir produtos ou serviços da empresa que realiza a promoção, permitindo somente distribuição de produtos de terceiros.
- Mas, não se desespere! Se sua promoção não se enquadra há como pedir autorização e ela se tornará uma “promoção comercial”. Para isso há um site da Caixa que detalha os passos.
Leia também
SPAM funciona? Cuidado com o mito da publicidade barata!