O SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização para mecanismos de busca, é definido como um conjunto de técnicas que são aplicadas tanto na tecnologia de sites/portais quanto na produção e publicação dos conteúdos com o objetivo de entregar resultados mais relevantes aos mecanismos de busca como o Google, melhorando o posicionamento de seus canais nos resultados de busca.
Marcelo Vitorino, professor e especialista no tema, realiza no dia 28/10/2017, em Brasília, o curso prático “Em busca da primeira página do Google”, compartilhando as melhores técnicas para alcançar para figurar na primeira página do buscador.
Durante o curso, serão realizados na prática mais de 22 passos para a publicação de um conteúdo com boa indexação.
Abaixo, listamos algumas dicas explicadas por Vitorino:
1) Altere a url dos autores
O slug padrão do WordPress para autores é https://alemdamidiasocial.com.br/author/nomedeusuario, com o plugin Edit Author Slug você pode alterar ele para algo como https://alemdamidiasocial.com.br/author/marcelo-vitorino-consultor. Mudar o slug do autor pode impactar positivamente os mecanismos de busca.
2) Remova os links quebrados
Um dos itens que mais causam penalizações em sites é a existência de links quebrados, e para infelicidade de qualquer produtor de conteúdo, é muito recorrente. Você escreve um texto e link para outro material de referência, mas em dado momento o conteúdo que recebeu o link é removido e o problema fica com você. Use o Broken Link Checker e peça para ele te enviar uma mensagem por e-mail sempre que encontrar algum problema.
3) Fique amigo do Google e do Bing
Considero o Yoast um dos plug-ins mais imprescindíveis para qualquer blog. É ele que facilita, e muito, a indexação do conteúdo publicado perante mecanismos de busca como Google e Bing. Após sua instalação há uma aba embaixo de cada post que ajuda quem está publicando a ver se o texto está de acordo com normas de SEO.
Possui rápida integração com as ferramentas de webmaster do Google, monta sitemaps muito bons e permite personalização das metatags prioritárias.
Caso não use um plugin pago para otimizar os compartilhamentos em redes sociais, vale configurá-lo para essa tarefa, assim poderá usar títulos, descrições e imagens diferentes para Facebook, Twitter, Google Plus e também para indexação nos resultados de busca do Google.
9. Reduza o tamanho das imagens e o tempo de carregamento das páginas
Usar imagens muito grandes pode impactar negativamente a indexação nos mecanismos de busca, pois quanto maior o tempo de carregamento, menos o Google gosta do seu site. Recentemente passei a usar o WP-Smush e senti diferenças significativas, mesmo na versão gratuita. Vale usar a paga.