Listamos aqui dicas rápidas para entender o WhatsApp e de que forma pode ser melhor utilizado para seus negócios.
O que é:
Mensageiro instantâneo
Para qual tipo de objetivo o WhatsApp é mais usado:
O WhatsApp começou como uma alternativa ao uso de SMS, mensagens enviadas de texto por meio de celulares, já que evitavam o custo de envio, utilizando a conexão de internet, e agora tornou-se o principal canal de comunicação para troca de mensagens.
Características específicas:
O WhatsApp permite, além da comunicação entre duas pessoas, a formação de grupos e listas de transmissão, para envio de vídeos, textos, áudios e imagens. A ferramenta não pode ser considerada uma rede social devido a sua finalidade específica. Da mesma forma que o Facebook, é possível desenvolver um mecanismo de automação. Recentemente lançou a versão empresarial com boas soluções de controle e estatísticas.
Como usar o WhatsApp para seu negócio:
Qualquer negócio pode usar o WhatsApp como canal de comunicação com consumidores, basta deixar o contato explícito. Recomendo que prestadores de serviço estipulem regras claras para uso do canal, enviando uma mensagem de como é o atendimento assim que um consumidor o aciona.
O uso de robôs para WhatsApp pode ser muito positivo e agilizar o atendimento. Por exemplo, uma casa noturna poderia informar automaticamente a sua programação do mês, cardápio, horário de funcionamento e até mesmo direcionar o consumidor para um canal de vendas. O funcionamento é muito parecido com o sistema de telemarketing eletrônico.
Não cometa esses erros:
- Não compre listas de cadastros e nunca envie mensagens sem a permissão dos receptores. O WhatsApp para empresas sequer permite o envio para contatos que não iniciaram uma conversa primeiro.
- Evite enviar vídeos com mais de 3 megabytes. Basta lembrar que a maioria dos usuários de telefonia celular são clientes de planos pré-pagos. Em caso de vídeos maiores, cabe fazer a publicação em Youtube e apenas compartilha o link no WhatsApp.