Ter uma página na internet não é garantia nenhuma de retorno do investimento feito no desenvolvimento, aliás, menos do que isso, não há certeza nem sobre o número de acessos que o canal terá.
Ainda há quem acredite que basta criar uma página, colocar um conteúdo “qualquer nota” e esperar acessos brotarem como na história do “João e o pé de feijão”. O que muito empresário se recusa a entender é que feijões mágicos só existem em histórias da carochinha.
Basicamente as visitas são oriundas de quatro fontes: lembrança espontânea, publicidade, recomendação ou busca orgânica. Nenhuma delas é de graça!
Para haver lembrança espontânea, a marca ou produto deve ter tido alguma campanha de publicidade ou ter presença no mercado há bastante tempo.
Investir em publicidade é um caminho que só interessa se o produto tem prazo determinado para acabar ou se o que se pretende é fazer o lançamento/reposicionamento de algo. Assim que o dinheiro cessar, os acessos cessarão junto.
Conseguir recomendações em redes sociais digitais ou tradicionais é uma das tarefas mais difíceis de realizar, é preciso ter um produto que se encaixe muito bem com as necessidades do público consumidor e que raramente apresente falhas.
A busca orgânica acaba sendo o Santo Graal da internet. Todos querem estar na primeira página do Google, mas a maioria só consegue esse feito se o usuário digitar o nome exato da empresa e não aquilo que ela oferta!
Para esse quadro mudar seria necessário investir na produção constante de conteúdo segmentado, feito com planejamento e gestão profissional, baseado em pesquisas de hábitos de consumo.
Fiz um pequeno quadro comparativo para ilustrar:
Unidade |
Quantidade |
Valor Unitário |
Valor mensal |
Visitas mensais |
Custo por visita |
|
Produção de conteúdo 1 |
Texto |
12 |
200,00 |
2.400,00 |
100.000 |
0,02 |
Campanha com links patrocinados 2 | CPC |
15.000 |
0,15 |
2.250,00 |
15.000 |
0,15 |
Banners 3 | CPM |
500.000 |
5,00 |
2.500,00 |
5.000 |
0,50 |
E-mail Marketing 4 | Destinatário |
50.000 |
0,05 |
2.500,00 |
2.000 |
1,25 |
- O mercado paga, em média, R$ 60,00 por pauta. Mas bons redatores não cobrarão menos que R$ 200,00. Um bom conteúdo pode levar de 3 a 4 horas para ser produzido. A estimativa do acesso foi baseada na audiência do Pergunte ao Urso.
- Links patrocinados podem ter lances definidos ou ajustáveis. Tomei um valor médio para os cliques que levam o usuário ao conteúdo.
- Banners geralmente são cobrados por exibições e a taxa de cliques costuma ficar por volta de 2%.
- A taxas de abertura de e-mail marketing não costumam ser superiores a 20%, e as taxas de cliques sobre as mensagens abertas ficam próximas de 20%.
Publiquei um material completo sobre o blog Pergunte ao Urso que mostra as estratégias que levaram o canal a atingir 6 milhões de pessoas em 5 anos:
[slideshare id=14973080&doc=casepergunteaourso-versoemcurvasrgb150-121031162730-phpapp02]
Até mais!