Além da mídia social

YouTube: horário nobre a qualquer hora

Se você busca um vídeo, é no YouTube que você vai parar. Dados do Google indicam que mais de um bilhão de usuários, quase um terço de todas as pessoas na Internet, estão assistindo mais vídeos no YouTube do que nunca e o tempo de exibição aumenta a cada ano, o que já sinaliza a importância desse canal nas estratégias de marketing digital.

Para marcas, empresas e influenciadores, essa plataforma é uma oportunidade de exibição e também de comunicar algo mais completo do que um comercial de 30 segundos ou em qualquer outro espaço publicitário. No mundo dos dispositivos móveis de hoje em dia, quem utiliza o YouTube tem acesso ao horário nobre o tempo todo.

Vamos conhecer um pouco mais?

YouTube, o que é?

Plataforma aberta de vídeos

Para qual tipo de objetivo o YouTube é mais usado

Mesmo com o avanço no uso de redes sociais como o Facebook, o YouTube ainda é o canal prioritário para quem deseja hospedar vídeos. Repare que os maiores “vloggers”, produtores de conteúdo em vídeo, apostam suas fichas no YouTube, em detrimento do Facebook.

Os vídeos publicados costumam ser de entretenimento, informativos ou promocionais.

Características específicas

O YouTube possui um controle rígido de conteúdo proprietário, ou seja, costuma banir da plataforma os usuários que insistem em copiar conteúdo produzido por terceiros e publicá-los em seus perfis. Além de ser a plataforma mais usada para hospedagem de vídeos, é de propriedade do Google, o que transforma o YouTube no segundo mecanismo de busca mais usado do mundo.

Como usar o YouTube no seu negócio

Quando um texto não é o caminho mais fácil para explicar um produto ou um serviço, bem como, o público desejado demanda algo mais visual, cabe usar um vídeo, que pode ser pessoal ou uma animação.

Uma imobiliária pode melhorar a qualidade de suas visitas, utilizando um vídeo bem produzido de um imóvel. Um dentista pode mostrar uma técnica nova. Um restaurante pode publicar dicas de armazenamento ou preparo de alimentos.

Não cometa esses erros:

Há uma grande quantidade de vídeos publicados ensinando as melhores práticas para usar a plataforma, sugiro que dedique um tempo a aprender como publicar conteúdo da forma correta.

Ao trabalhar com vídeos, os principais cuidados a serem tomados são relacionados a iluminação e a captação de som. Os smartphones mais modernos têm câmeras muito boas, mas não compensam a falta de um microfone e de iluminação profissional.

Não pense em audiência a todo custo. Não adianta publicar um vídeo com pessoas dançando funk se o seu negócio não tem relação com o conteúdo.

Marcelo Vitorino

Marcelo Vitorino

Flipboard

Professor na ESPM e consultor de comunicação e marketing digital, Marcelo Vitorino reúne experiência no marketing corporativo, eleitoral, institucional e político. %page%

leia mais

Mais artigos do autor:

Controle remoto Leia mais

25 de março de 2015

Marcelo Vitorino

Silvio Santos fazendo propaganda de Netflix, Jornal Nacional com audiência em queda. A internet não tem culpa, a cultura do consumo de conteúdo mudou o jogo

cinepolis brasil e a compra de likes Leia mais

05 de janeiro de 2018

Marcelo Vitorino

Mesmo após todos os alertas, ainda há quem insista em comprar fãs ou likes no Facebook. Leia o estudo que comprova como o engajamento não é afetado.

Artigos Relacionados:

Blog Além da Mídia Social Leia mais

26 de julho de 2018

Maíra Moraes

Para atender essa demanda, a Presença Online, escola de marketing político digital, lançou o Combo Redes Sociais para Campanha Eleitoral, um programa composto de 4 cursos sobre o tema.

youtube markerting Leia mais

22 de maio de 2018

Marcelo Vitorino

Para marcas, empresas e influenciadores, o YouTube é uma oportunidade de exibição e também de comunicar algo mais completo do que um comercial de 30 segundos. Vamos conhecer um pouco mais?