Além da mídia social

Sabe tudo de Facebook? Confira algumas dicas para seu negócio

dicas de facebook

 

Parece simples, mas nem tanto.

Utilizar a mídia social para fazer seu negócio ou projeto efetivar-se exige conhecimento e habilidades específicas para cada ferramenta oferecida. Mas as vantagens são numerosas, então vale a pena conhecer cada uma delas.

 

O que é:

É uma mídia social e também uma rede social. Atualmente é o site mais acessado do mundo.

Para qual tipo de objetivo é mais usada:

Por se tratar de uma rede com muitos adeptos, o Facebook também se tornou um meio eficaz para engajar consumidores. Por engajamento podemos objetivar a visitação em sites, a exposição de marca e, mais recentemente a venda direta de produtos.

Mais do que grandes, os pequenos e médios negócios são os que mais tem a ganhar, dada as possibilidades de segmentação da publicidade. Negócios locais, como lavanderias, restaurantes ou lojas de varejo, se beneficiam da geolocalização permitida ao anunciar.

Já prestadores de serviço, como advogados, consultores, dentistas, além da delimitação geográfica, podem promover sua marca usando os interesses dos usuários como base.

Características específicas:

O maior banco de dados de usuários de internet à disposição de empresas, com muitas possibilidades e formatos para anunciantes.

Como usá-la melhor no meu negócio:

O uso ideal de uma rede social como o Facebook é estreitar o relacionamento com consumidores, por meio de conteúdos sinérgicos aos interesses dos públicos alvo. Por exemplo, um comércio online focado em produtos de turismo pode divulgar dicas ou roteiros de viagem, fomentando a troca de experiências entre seus fãs na área de comentários.

A partir daí, podemos também construir um canal de comunicação automatizado, que interage com os fãs.

Não cometa esses erros:

Desaconselho a venda direta devido ao foco de quem usa a rede, que consiste no relacionamento e no entretenimento. Quando um usuário de internet busca comprar um produto ou serviço, ele costuma utilizar o Google.

Em todas as interações, mesmo as que possuem tom crítico, aja com cordialidade. Para facilitar, pense no Facebook como uma reunião em sua casa, em que seus amigos levam conhecidos. Mesmo que alguém saia do tom, não deverá ser destratado.

Outra questão importante é nunca cair na tentação de comprar fãs. Fãs comprados “sujam” a sua base e nunca mais podem ser removidos, reduzindo o engajamento orgânico.

Marcelo Vitorino

Marcelo Vitorino

Flipboard

Professor na ESPM e consultor de comunicação e marketing digital, Marcelo Vitorino reúne experiência no marketing corporativo, eleitoral, institucional e político

leia mais

Mais artigos do autor:

Fãs trazem resultados Leia mais

25 de Março de 2015

Marcelo Vitorino

A corrida pelo maior número de fãs e seguidores não se mostra eficaz quando os resultados dos investimentos em mídia social são avaliados

Crowd Funding Button Leia mais

30 de setembro de 2015

Marcelo Vitorino

O empreendedorismo é uma alternativa para os momentos de crise e desemprego. O crowdfunding tem se mostrado uma alternativa de financiamento empresarial.

Artigos Relacionados:

rede social Leia mais

03 de Março de 2018

Maíra Moraes

Não, a resposta não tem nada a ver com quantidade de likes ou seguidores. Anúncios em mídia social mostram-se bem mais interessantes do que a tradicional.

O stories do Instagram e o do Snapchat possuem o mesmo recurso: fotos e vídeos que somem em 24 horas. Leia mais

02 de Fevereiro de 2018

Ana Eliza Oliveira

Na prática, o stories foi criado à imagem e semelhança do Snapchat. Então o que está por trás do crescimento extraordinário do Instagram Stories?