Além da mídia social

Google Adwords: porque anunciar ficou mais caro

leiloeiro

O Google quer saber: quem dá mais?

Dependendo da sua atividade na internet pode ser que você já tenha recebido um voucher do Google, algo próximo de R$ 100,00 para gastar no sistema de publicidade deles, o Google Adwords.

O Adwords é responsável por 97% da renda do Google no mundo, isso justifica o investimento na identificação das necessidades dos usuários de internet através da oferta dos produtos: Youtube, Picasa, Google Apps, Gmail e muitos outros.

Ao conhecer melhor nossas demandas e hábitos de utilização a ferramenta de publicidade tenta expor anúncios ou links patrocinados que mais se assemelham ao que precisamos. A oferta de anúncios inicialmente começou no próprio motor de busca e depois se alastrou para espaços em canais autorizados e nos aplicativos Google.

Poucos anunciantes, pouca concorrência, baixo valor pago por clique

O modelo de pagamento do Adwords é muito simples, CPC (custo por clique), onde cada clique dado em um anúncio é contabilizado e cobrado do cliente. No Brasil o valor do clique varia muito, dependendo da posição em que o anunciante deseja que o anúncio apareça e também da concorrência pela palavra-chave escolhida.

Em algum ponto os executivos da Google perceberam que o valor pago pelo clique no Brasil é um dos menores do mundo, provavelmente por causa da falta de anunciantes.

Qual a solução para o problema da falta de anunciantes?

Especialistas de marketing investiriam todos os seus recursos em explicar aos consumidores as vantagens de se investir no modelo de anúncio patrocinado, demonstrando como é mais assertivo trabalhar com propaganda focada em segmentação.

Provavelmente também pensariam em posicionar o Google em eventos para profissionais do mercado publicitário, enviariam brindes para as agências, e publicariam guias de usabilidade. Porém…

Os responsáveis pela estratégia do Google resolveram partir para uma ação diferenciada, que levanta questões éticas, mas que resolve o problema em curto prazo: inundar o mercado com vouchers para “incentivar” o uso da ferramenta.

O resultado foi aparecimento de muitos anunciantes despreparados, sem metodologia ou conhecimento técnico. Estes passam a anunciar, pagando valores irreais pelo posicionamento e elevando o valor médio do clique, fazendo com que os grandes anunciantes paguem mais.

Claro que esses anunciantes não obterão grandes ganhos, pois não entendem direito como o processo funciona, a maioria sequer teve contato suficiente para planejar seus recursos com sabedoria, mas isso não interessa, não pagarão nada por seus anúncios, indo bem ou mal e o gigante das buscas se sairá melhor do que entrou.

Certa vez um cliente resolveu investir R$ 60 mil diretamente no Google, através de seu escritório comercial, com o anúncios sendo gerenciados pelo próprio pessoal. O resultado foi pífio. Utilizando uma empresa focada em anúncios dessa modalidade e gastando cerca de R$ 10 mil, teve um resultado três vezes maior. Fica a lição: melhor contar com profissionais do que arriscar desperdiçar o investimento.

Quanto a estratégia adotada para ter mais anunciantes, tenho ressalvas, apesar de muito eficaz para aumentar o valor do CPC, mostra que a empresa pensa que os fins justificam os meios.

Até mais!

Marcelo Vitorino

Marcelo Vitorino

Flipboard

Professor na ESPM e consultor de comunicação e marketing digital, Marcelo Vitorino reúne experiência no marketing corporativo, eleitoral, institucional e político.

leia mais

Mais artigos do autor:

A web deu uma segunda chance a marcas esquecidas no offline Leia mais

13 de dezembro de 2011

Marcelo Vitorino

Grandes marcas tem menos a ganhar quando utilizam a web para divulgar seus produtos quando comparado aos ganhos dos esquecidos ou desconhecidos

Leia mais

19 de junho de 2012

Marcelo Vitorino

Anunciantes com produtos e marcas inseridas em um jogo online, o ambiente perfeito para dar valor agregado de forma diferente e inteligente

Artigos Relacionados:

Blog Além da Mídia Social Leia mais

26 de julho de 2018

Maíra Moraes

Para atender essa demanda, a Presença Online, escola de marketing político digital, lançou o Combo Redes Sociais para Campanha Eleitoral, um programa composto de 4 cursos sobre o tema.

youtube markerting Leia mais

22 de maio de 2018

Marcelo Vitorino

Para marcas, empresas e influenciadores, o YouTube é uma oportunidade de exibição e também de comunicar algo mais completo do que um comercial de 30 segundos. Vamos conhecer um pouco mais?