Muitos empresários e profissionais de marketing sonham em ter um vídeo com o seu produto disseminado na internet. O objetivo é conseguir publicidade de baixo custo através do efeito viral. Mas até que ponto um viral pode agregar algo à uma marca?
Certo dia, um viral invadiu a web brasileira sob o nome de “rejeitada do ABC”. Se não viu o vídeo, poderá vê-lo logo abaixo. Até o momento em que escrevi esse texto, o vídeo contava com pouco mais de um milhão de exibições.
A história é sofrível: a namorada vai com o carro de som ao local de trabalho para pedir o rapaz em casamento. Um circo armado com direito a um outdoor feito por alguém que esqueceu as lições de gramática, onde se pode ler “Quer se casar comigo? Bruno”.
O rapaz fica “enfurecido”, pega o seu possante veículo, manda a namorada entrar no carro de forma grosseira e sai em disparada mundo afora!
Muita gente caiu nesse conto do vigário digital. A mídia tradicional noticiou o vídeo como verdadeiro e muitos blogueiros seguiram a mesma linha. Mas o fato é que essa bagunça não passava de uma ação de um site chamado “Quer se casar comigo?”. O que justifica a presença do outdoor, mas não o erro de pontuação.
No próprio site você encontra o “desfecho”, totalmente natural, do imbróglio. Para nossa surpresa, quem está no vídeo? Não! Não é o João Kleber, bem que poderia, mas trata-se de Maurício Manieri em um show em que, quase que por acaso, menciona a tal história.
Naturalmente, como acontece sempre ao falarmos de alguém, a pessoa magicamente aparece no recinto e com o músico não foi diferente. O rapaz e a moça, supostos namorados, estavam no mesmo show. Que coincidência…
Segue mais um ato desse impressionante e mal planejado teatro. Lembra a incoerência de novela das oito. Veja abaixo.
E o resultado prático da ação? É difícil mensurar, mas o tal “Quer se casar comigo?” tem uma página no Facebook. Claro que você deve imaginar que depois de todo esse trabalho grandioso de produção de conteúdo e disseminação, a página deve estar abarrotada de fãs.
Para nossa “surpresa”, até o momento, cerca de 160 fãs deram o seu polegar digital para a fanpage. Não perca a conta, não mais que 200 fãs!
Agora me responda: qual a sua conclusão desse viral?
UPDATE: 2 anos depois do ocorrido, a fanpage está com 1.313 likes. E o conteúdo do site melhorou muito! Mentira minha. Não melhorou. Agora publicam conteúdo traduzido de outros sites. Pelo menos deixaram o link na cópia…
UPDATE, a revanche: semanas após a publicação deste artigo o site removeu o conteúdo traduzido.