Se você busca um vídeo, é no YouTube que você vai parar. Dados do Google indicam que mais de um bilhão de usuários, quase um terço de todas as pessoas na Internet, estão assistindo mais vídeos no YouTube do que nunca e o tempo de exibição aumenta a cada ano, o que já sinaliza a importância desse canal nas estratégias de marketing digital.
Para marcas, empresas e influenciadores, essa plataforma é uma oportunidade de exibição e também de comunicar algo mais completo do que um comercial de 30 segundos ou em qualquer outro espaço publicitário. No mundo dos dispositivos móveis de hoje em dia, quem utiliza o YouTube tem acesso ao horário nobre o tempo todo.
Vamos conhecer um pouco mais?
YouTube, o que é?
Plataforma aberta de vídeos
Para qual tipo de objetivo o YouTube é mais usado
Mesmo com o avanço no uso de redes sociais como o Facebook, o YouTube ainda é o canal prioritário para quem deseja hospedar vídeos. Repare que os maiores “vloggers”, produtores de conteúdo em vídeo, apostam suas fichas no YouTube, em detrimento do Facebook.
Os vídeos publicados costumam ser de entretenimento, informativos ou promocionais.
Características específicas
O YouTube possui um controle rígido de conteúdo proprietário, ou seja, costuma banir da plataforma os usuários que insistem em copiar conteúdo produzido por terceiros e publicá-los em seus perfis. Além de ser a plataforma mais usada para hospedagem de vídeos, é de propriedade do Google, o que transforma o YouTube no segundo mecanismo de busca mais usado do mundo.
Como usar o YouTube no seu negócio
Quando um texto não é o caminho mais fácil para explicar um produto ou um serviço, bem como, o público desejado demanda algo mais visual, cabe usar um vídeo, que pode ser pessoal ou uma animação.
Uma imobiliária pode melhorar a qualidade de suas visitas, utilizando um vídeo bem produzido de um imóvel. Um dentista pode mostrar uma técnica nova. Um restaurante pode publicar dicas de armazenamento ou preparo de alimentos.
Não cometa esses erros:
Há uma grande quantidade de vídeos publicados ensinando as melhores práticas para usar a plataforma, sugiro que dedique um tempo a aprender como publicar conteúdo da forma correta.
Ao trabalhar com vídeos, os principais cuidados a serem tomados são relacionados a iluminação e a captação de som. Os smartphones mais modernos têm câmeras muito boas, mas não compensam a falta de um microfone e de iluminação profissional.
Não pense em audiência a todo custo. Não adianta publicar um vídeo com pessoas dançando funk se o seu negócio não tem relação com o conteúdo.