Além da mídia social

Uma lição de marketing em games on-line

Sou de uma geração razoavelmente conectada, uso uma boa parte de ferramentas digitais, mas confesso que nunca fui um dos fanáticos por games na internet. Recentemente, ao usar o Facebook me deparei com um jogo muito interessante, do ponto de vista publicitário, o  “I am Playr”.

O game foi produzido pela We R Interactive em parceria com a Big Balls Films e trata da trajetória de um jogador de futebol em uma divisão secundária da liga inglesa.

Assim que você começa o jogo assume o papel desse estreante no time, sendo contratado como uma jovem promessa pelo River Park, interagindo com personagens obedecendo um roteiro cinematográfico de qualquer filme: um técnico linha dura, o ciúme de uma estrela veterana, o assédio das maria-chuteiras e as farras e brincadeiras dos colegas de clube.

Duas coisas me impressionaram ao jogar: o trabalho da produtora em produzir vídeos que ajudam a constituir o ambiente do clube e o encaixe do marketing com a jogabilidade do usuário.

Alguns dos vídeos que me chamaram a atenção

O usuário começa o jogo com pouca habilidade e deve desenvolvê-la em treinamentos como o abaixo:

Dependendo do desempenho há também vídeos produzidos por fãs:

Assim como acontece com os nossos jogadores, há também as baladas, mulheres e bebidas, quase sempre terminando com fotos em jornais:

Interação dos patrocinadores com o jogo

Atuei pelo River Park em uma temporada, nesse meio tempo recebi como prêmio por gols feitos um carro (MiTo, fabricado pela Alfa Romeo), tomei dezenas de energéticos (Red Bull) e assinei contrato de publicidade com uma fabricante de materiais esportivos (Nike). Repare nos anunciantes nos vídeos abaixo.

As inserções publicitárias foram feitas com tamanho bom senso que fazem parte da história do jogo sem causar constrangimento nos usuários.

Não achei dados sobre o montante investido no desenvolvimento da aplicação, mas pelos vídeos e todo o resto dá para pensar em valores elevados.

Mesmo tendo uma grande população conectada, procurei outros games de qualidade similar feito aqui no Brasil, mas não encontrei. De qualquer forma, fica a lição de marketing.

Até mais!

Marcelo Vitorino

Marcelo Vitorino

Flipboard

Professor na ESPM e consultor de comunicação e marketing digital, Marcelo Vitorino reúne experiência no marketing corporativo, eleitoral, institucional e político

leia mais

Mais artigos do autor:

Produção de conteúdo audiência Leia mais

14 de julho de 2015

Marcelo Vitorino

A produção de conteúdo pode ser a maneira mais econômica de obter audiência, veja o quadro comparativo com a publicidade online, e um case um blog de acesso

Moedas Marketing Digital Custo Leia mais

25 de março de 2015

Marcelo Vitorino

Entenda os custos por trás das ofertas de agências de "mídias sociais". Marketing de conteúdo exige planejamento, experiência e investimento.

Artigos Relacionados:

webinar marcelo vitorino Leia mais

24 de outubro de 2017

Marcelo Vitorino

Landing page? Para que isso mesmo? Em todos os meus cursos, de marketing digital ou marketing político, quando faço referência à landing page o clima muda.

Leia mais

22 de setembro de 2017

Natália Mateus

A segmentação de posts orgânicos no Facebook é uma ótima maneira de melhorar a relevância e o engajamento do seu conteúdo. Aprenda como e porque usá-la.