Além da mídia social

Stories: por que você não vive mais sem ele?

O Instagram Stories é um exemplo claro de que a cópia pode sim superar o original. Parece que ele sempre esteve ali, mas a verdade é que a função stories foi criada há pouco mais de um ano: em agosto de 2016, Kevin Systrom, CEO do Instagram, anunciava a nova função que, naquela época, levantava sérias suspeitas se “pegaria” entre os usuários. E pegou. Os números que lhe apresentarei neste artigo demonstrarão isso.

Na prática, o stories foi criado à imagem e semelhança do seu concorrente, o Snapchat. Fotos e vídeos que desaparecem depois de 24 horas. Mas então o que está por trás do crescimento extraordinário do Instagram Stories?

O primeiro fator é a conectividade com o Facebook. A integração entre as duas plataformas permite a localização de amigos do Facebook no Instagram, o que por si só aumenta consideravelmente o número de seguidores.

Podemos atribuir parte deste sucesso à aba Explore, onde as histórias de perfis de amigos que estão fazendo sucesso aparece entre os mais recentes. Isso ajuda bastante no crescimento de perfis pequenos, o que no Snapchat é muito mais difícil. Mais alcance, interação e conectividade tornam o Instagram Stories o ambiente mais propício para quem busca mais visibilidade.

A prova do quanto a nova função deu certo é que não demorou muito para ser estendida para o WhatsApp e para o Facebook. O que para muitos é uma tentativa de arrastar ainda mais o Snapchat para o fundo do poço, na visão de Zuckerberg é colocar as histórias temporárias ao alcance de todos.

Crescimento do Stories no Brasil e mundo

Os números demonstram o sucesso do Instagram Stories, que hoje tem 800 milhões de usuários no mundo inteiro. Diariamente, 300 milhões de pessoas utilizam a função. O ranking de cidades é liderado por Jakarta, São Paulo e Nova York.

O Brasil tem muito a ver com o sucesso do Instagram Stories e a derrocada do seu principal concorrente. Somos a segunda maior base de usuários da rede, com 50 milhões de usuários ativos mensais.

No Vale do Silício, considerado o berço das maiores empresas de tecnologia do mundo, o potencial dos brasileiros na rede não é menosprezado. Não é à toa que ficamos conhecidos lá fora como early-adopters. Calma aí, você nunca ouviu esse termo e não faz idéia do que ele significa? Explico para você: somos chamados de early-adopters porque embarcamos logo em uma novidade. De certa forma, nós brasileiros somos mais abertos ao novo.

Um número maior de usuários com o Stories tem tornado o Instagram ainda mais rentável, já que foram liberados anúncios em vídeos e fotos por meio deste canal. Os anúncios chegaram em janeiro de 2017, quando os usuários ativos diários já somavam 150 milhões. Hoje, já são 15 milhões de perfis comerciais e 2 milhões de anunciantes no mundo. Segundo a empresa, o número de usuários que chegaram até um negócio via Instagram é de aproximadamente 180 milhões no mundo todo, e 80% dos usuários seguem um perfil comercial.

Se comparado com o Snapchat, os dados são avassaladores. Com o último balanço divulgado este ano, o número de usuários era de 173 milhões. O baixo número de usuários e estagnação da rede social refletiu diretamente na queda de ações do Snapchat. Com o último balanço divulgado em agosto deste ano, o Snapchat registrou uma queda de 17% que veio junto com um rombo em suas contas e prejuízo de US$ 443 milhões no último trimestre deste ano.

Tudo muda o tempo todo no stories

Seja na função stories do Instagram, Whatsapp ou Facebook, uma verdade inegável é que tudo muda o tempo todo. Ligado a uma geração que anseia por novidades e não tem medo delas, as constantes atualizações e recursos em teste fazem com que a plataforma se torne ainda mais querida pelos usuários.

Só nos últimos meses, foram liberados recursos que permitem que os usuários gravem vídeos em câmera lenta. O superzoom é um modo que permite gravação com formato aproximado em close e trilha sonora de suspense. Sem contar a variação de máscaras, hoje a rede conta 18. Nem preciso dizer que já testei todas.

Outra mudança considerada por muitos um divisor de águas na diferenciação do Instagram Stories e do Snapchat foi uma função liberada no último dia 7 de novembro, que permite postar conteúdo direto da galeria, ou seja, tirado há mais de 24 horas.

“Com o Instagram Stories, os usuários não precisam se preocupar com o overposting [postagens em excesso], pelo contrário, podem exercitar a criatividade, compartilhando quantos posts quiserem com seus amigos na plataforma”, disseram os porta-vozes da empresa.

Não menos importante, a função vídeo ao vivo colocada junto ao Stories, faz com que o Instagram seja uma experiência pela qual usuários do mundo todo compartilhem momentos mais memoráveis. É por isso que você não vive mais sem o Stories.

O Instagram não divulga o faturamento separado do grupo. Mas se depender dos números e crescimento do Instagram movido pelo Stories, essa função não sairá da nossa vida tão cedo. Se você trabalha com marketing digital ou de alguma forma é ligado à área, é bom aprender a manusear muito bem essa ferramenta. Que tal começar agora mesmo? Se eu te convenci com os argumentos desse artigo, ajude-nos compartilhando-o!

Ana Eliza Oliveira

Ana Eliza Oliveira

Flipboard

Jornalista com experiência em marketing político e comunicação digital. Sócia da agência Nuvem Digital.

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